PREFERÊNCIA PELA LIQUIDEZ E SISTEMA FINANCEIRO NO BRASIL: UM ESTUDO PARA O PERÍODO ENTRE 2000 E 2011

  • Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumen

Este artigo analisa o Sistema Financeiro Brasileiro com foco no setor bancário e seu grau de preferência pela liquidez, este entendido como o interesse dos agentes em conservar seus portfólios em ativos de maior liquidez vis-à-vis os de menor liquidez, como discutido por Keynes [1976(1936)]. Para esta proposta, efetua-se o cálculo dos índices de Preferência pela Liquidez dos Bancos (PLB) dos 20 maiores bancos brasileiros, no período 2000-2011, os quais representam 95% do ativo total do setor bancário, avaliando o comportamento do referido índice de PLB segundo o tipo de controle acionário: público federal, público estadual, privado nacional e privado com controle estrangeiro; bem como em relação ao tamanho do banco. Os principais resultados sugeriram uma trajetória de redução geral da preferência pela liquidez em função do aumento das operações de crédito após 2007 Todavia, observou-se que, embora elevado, o índice de PLB é mais baixo para bancos privados e mais alto para os bancos públicos – federal e estadual. Com relação ao tamanho, os maiores bancos foram os que apresentaram os índices de PLB mais elevados. Esses resultados mostraram-se aparentemente contraditórios, tanto teoricamente, quanto relacionados às políticas econômicas adotadas desde meados dos anos 2000, sugerindo a importância de uma discussão mais profunda sobre as causas e, principalmente, as consequências de tal comportamento para o desenvolvimento econômico no país.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutora em Economia do Desenvolvimento pelo PPGE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração pelo PPGA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Sistemas de Informações para apoio à tomada de decisões com ênfase em Modelagem de Sistemas (2009). Especialista em Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professora Assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Pesquisadora do Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde - IATS e integrante do Núcleo de Empreendedorismo da UFRGS.
Publicado
2016-06-13
Cómo citar
Carraro, W. B. W. H. (2016). PREFERÊNCIA PELA LIQUIDEZ E SISTEMA FINANCEIRO NO BRASIL: UM ESTUDO PARA O PERÍODO ENTRE 2000 E 2011. A Economia Em Revista - AERE, 23(2), 21-38. https://doi.org/10.4025/aere.v23i2.24427
Sección
Artigos