Avaliação da Performance de Fundos de Investimento: a história do pensamento atual

  • Bruno Milani Faculdade Palotina de Santa Maria

Resumen

O presente artigo visa elucidar a história da formação dos modelos de avaliação de performance aplicados a fundos de investimento, no contexto internacional. As bases para a formação da dicotomia entre risco e retorno, preconizadas por Markowitz (1952), são explicadas. A evolução histórica do modelo CAPM é apresentada e discutida de forma completa, concisa e detalhada, proporcionando uma visão clara, abrangente e de fácil entendimento sobre a formação do pensamento atual sobre avaliação de performance de fundos de investimento. O artigo ainda discute as complementações do modelo CAPM, como a inclusão dos momentos superiores e dos fatores de Fama e French (1993) e Carhart (1997), assim como é feita uma revisão acerca da influência do efeito tamanho. Também é discutido o impacto da recente ascensão do paradigma da sustentabilidade nos fundos de investimento. As conclusões apontam que o modelo CAPM evoluiu muito pouco e a única verdadeira mudança de paradigma é o advento da gestão sustentável.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Bruno Milani, Faculdade Palotina de Santa Maria
Mestre em Administração pelo PPGA-UFSM (Programa de pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria) e professor adjunto da FAPAS (Faculdade Palotina de Santa Maria.
Publicado
2012-07-05
Cómo citar
Milani, B. (2012). Avaliação da Performance de Fundos de Investimento: a história do pensamento atual. A Economia Em Revista - AERE, 19(1), 37-54. https://doi.org/10.4025/aere.v19i1.14684
Sección
Artigos