Testando a validade da teoria da compensação: o impacto da maquinaria sobre o volume de emprego na indústria de transformação brasileira (2000 – 2009)

  • Carlos Eduardo de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso
  • Joaquim Miguel Couto UEM, Maringá
  • José Adalberto Mourão Dantas UNIFAMMA

Resumen

O objetivo desse trabalho é testar a Teoria da Compensação exposta inicialmente por Jean-Baptiste Say e enfatizadas por John Stuart Mill e Alfred Marshall. Essa teoria dizia que ao incorporar as máquinas no processo produtivo poderia causar desemprego por um período curto, mas que, rapidamente as novas máquinas proporcionariam o aumento da demanda de mão-de-obra tanto no setor onde entrou quanto nos demais setores da economia. Ela também afirmava que além de baratear os preços das mercadorias, aumentava o emprego e a renda do país.  Para testar essa teoria vamos analisar o caso da indústria de transformação brasileira no período de 2000 a 2009, por ser um dos setores que mais sofreram os impactos da reestruturação produtiva a partir da década de 1990. Para cumprir esse objetivo trabalharemos com dois índices: o índice de emprego formal e o índice de produtividade na indústria de transformação.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Carlos Eduardo de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso
Professor da Universidade Federal de Mato Grosso.
Joaquim Miguel Couto, UEM, Maringá
possui graduações em Administraçâo de Empresas (1987) e Ciências Econômicas (1991) pela Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais de Santos, mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1995) e doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Desenvolvimento Econômico e Economia Brasileira. Atua também nos seguintes temas: História do Pensamento Econômico, Economia Monetária, Industrialização e Meio Ambiente.
José Adalberto Mourão Dantas, UNIFAMMA
Doutor em História Econômica pela USP. Professor Associado Aposentado da Universidade Estadual de Maringá. Atual professor titular da UNIFAMMA.
Publicado
2011-11-30
Cómo citar
Freitas, C. E. de, Couto, J. M., & Dantas, J. A. M. (2011). Testando a validade da teoria da compensação: o impacto da maquinaria sobre o volume de emprego na indústria de transformação brasileira (2000 – 2009). A Economia Em Revista - AERE, 18(2), 211-221. https://doi.org/10.4025/aere.v18i2.12920
Sección
Artigos