DESEMPENHO DOS ALUNOS DO 9º ANO NA PROVA BRASIL 2015: UMA ANÁLISE A PARTIR DE MODELOS MULTINÍVEIS PARA O PARANA

  • Klysman Felix Santana de Paula
  • Ana Cristina Lima Couto UEM, Maringá

Resumen

Com base nos dados da Prova Brasil 2015, este trabalho avalia o desempenho dos estudantes paranaenses
da 8ª série/9º ano do ensino fundamental nas disciplinas de Português e Matemática a partir de características dos
alunos e de suas famílias, dos professores e das escolas. Aplicou-se o método dos modelos hierárquicos. Dentre os
fatores analisados, os que mais contribuíram para a redução do desempenho escolar foram a reprovação e o trabalho.
De outro lado, a escolaridade dos pais, sobretudo da mãe, impactam positivamente o desempenho dos estudantes.
Sendo assim, as políticas públicas devem priorizar o combate ao trabalho infantil e o atraso escolar.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Klysman Felix Santana de Paula

Graduado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá e
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (PPGDE/UFP

Ana Cristina Lima Couto, UEM, Maringá
Professora do curso de Economia do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá.

Citas

ABEP - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE PESQUISA. Critério Brasil, 2013. Disponível em: abep.org/criterio-brasil>. Acesso em: 20 jul. 2017.
ARAÚJO F. R. A. E.; SIQUEIRA L. B. O. Determinantes do desempenho escolar dos alunos da 4ª. série do ensino
fundamental no Brasil. Economia e Desenvolvimento. Recife v. 9, n. 1, p.70-103, jan./jun. 2010.
ALBERNAZ, A.; FERREIRA, F.; FRANCO, C. Qualidade e equidade na educação fundamental brasileira. Pesquisa e
Planejamento Econômico, Rio de Janeiro, v.32, n.3, p. 453-476, dez. 2002.
BARROS, R. P.; MENDONÇA, R.; SANTOS, D. D.; QUINTAES, G. Determinantes do desempenho educacional no
Brasil. Texto para discussão nº 834. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Rio de Janeiro, 2001. Disponível em:
. Acesso em: 22 jul. 2017.
BECKER K. L. O efeito da remuneração do trabalho do professor no ensino fundamental público brasileiro. Dissertação
(Mestrado em Economia), Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, 2008.
CADAVAL, A. F. Qualidade da educação fundamental e sua relação com o crescimento econômico. 2010. 213 f.
Tese (Doutorado em Economia) – Faculdade de Ciências Econômica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Porto Alegre, 2010.
CARZOLA, I. M.; UTSUMI, M. C.; SANTANA, E. R. S.; VITA, A. C. Relação entre o domínio afetivo e o desempenho em
matemática de estudantes das séries iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos,
Brasília, v.89, n. 221, p. 145-161, jan. / abr. 2008.
CASTRO, M. H. de G. A consolidação da Política de Avaliação da Educação Básica no Brasil. Meta: Avaliação. Rio de
Janeiro, v. 1, n. 3, p.271-296, set./dez. 2009.
CITTADIN, I.; FRANÇA, M. T. A. A violência como fator de influência no desempenho de alunos do ensino fundamental:
análise utilizando modelos multiníveis. In: XIX ENCONTRO DE ECONOMIA DA REGIÃO SUL ANPEC-SUL., 19, 2016,
Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2016.
CHEN J. H. Determinantes das notas dos alunos do ensino público: abordagem quantílica. Dissertação (Mestrado
em Economia), Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, São Paulo, 2013.
COLEMAN, J. S. Equality of educational opportunity. Washington, DC: Department of Health, Educational and
Welfare, 1966.
CURI, A.; MENEZES-FILHO, N. A. A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no
Brasil. Estudos Econômicos, São Paula, v. 39 n.4, p. 811-850, out/dez. 2009.
FERNANDES, R. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Texto para discussão n. 26. Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, 2007. Disponível em: < http://www.inep.gov.
br./>. Acesso em: 5 jun. 2016.
HANUSHEK, E. A., LUQUE J. A. Efficiency and equity in schools around the world. Economics of Education Review.
Stanford: v. 22, p. 481–502, 2003.
HANUSHEK, E. A. The economics of schooling: production and efficiency in public schools. Journal of Economic
Literature. Pittsburgh, v. 24, p. 1141-1177, 1986.
HANUSHEK, E. A. School human capital and teacher salary policies. Journal of Professional Capital and Community.
Bingley, v. 1 n.1, p. 23-20, 2016.
INEP. Microdados da SAEB – Prova Brasil 2015. Disponível em: . Acesso em 20 jun. 2017.
MENEZES-FILHO, N. Os determinantes do desempenho escolar no Brasil. Instituto Futuro Brasil, IBMEC São Paulo
e Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Sumário Executivo, 2007.
MORAES M. R. E.; BECKER K. L. O efeito do trabalho do professor sobre o desempenho dos alunos na Prova Brasil
de 2011. In: XVII ENCONTRO DE ECONOMIA DA REGIÃO SUL ANPEC-SUL., 17, 2014, Maringá. Anais... Maringá,
2014. CD-ROM.
OCDE, PISA 2015: Results In Focus, 1ª. ed. Paris: OECD Publiching, Paris, 2016.
RAUDENBUSH, S.; BRYK, A. S.; A hierarchical model for studying school effects. Sociolog y of Education. Washington,
v.59, n.1, p. 1-17, jan. 1986.
RAUDENBUSH, S.; BRYK, A. Hierarchical linear models, 2ª. ed. London: Sage Publications, 2002.
SOARES, T. M. Modelo de 3 níveis hierárquicos para a proficiência dos alunos de 4ª série avaliados no teste de língua
portuguesa do SIMAVE/PROEB-2002. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 29, p. 73-87, 2005.
Publicado
2020-11-15
Cómo citar
Santana de Paula, K. F., & Lima Couto, A. C. (2020). DESEMPENHO DOS ALUNOS DO 9º ANO NA PROVA BRASIL 2015: UMA ANÁLISE A PARTIR DE MODELOS MULTINÍVEIS PARA O PARANA. A Economia Em Revista - AERE, 27(1), 35-48. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EconRev/article/view/56657
Sección
Artigos