CAFÉ, CAPITAL CAFEEIRO E INDUSTRIALIZAÇÃO NO PARANÁ

  • Rosalina Lima Izepão UEM
  • Leonardo Antonio Santin Gardenal Bacharel em Ciências Econômicas pela UEM

Resumen

A atividade cafeeira teve grande significado no desenvolvimento econômico brasileiro e o seu capital muito contribuiu para a industrialização do País. No caso paranaense, a partir do início da década de 1940, este produto tornou-se o principal gerador da renda interna do Estado. Neste artigo se faz uma análise da atividade cafeeira desenvolvida no Estado do Paraná e a transformações produzidas na estrutura econômica e demográfica paranaense, tanto em sua fase ascendente, 1940 e 1950, como na sua fase descendente 1960 e 1970, com o objetivo de verificar a relação desta cultura com a formação do capital industrial paranaense. O artigo foi estruturado em três seções, além da Introdução e da Conclusão. Na primeira, introdutória ao tema, mostram-se as origens da formação econômica do Paraná, destacando-se as atividades ligadas à mineração, tropeirismo, o mate e à madeira. Na segunda, analisam-se a expansão da cafeicultura no Paraná, destacando-se as características e peculiaridades desta atividade no tocante à geração de mudanças na estrutura econômica e na dinâmica demográfica do Estado. Na terceira, mostram-se a formação industrial do Estado, destacando-se o capital cafeeiro como uma das fontes de financiamento da incipiente indústria do Paraná, na década de 1960. Considerando-se a carência de dados que permitissem uma análise mais aprofundada sobre a correlação entre capital cafeeiro e a formação da indústria paranaense, optou-se, metodologicamente, por fazer uma pesquisa descritiva exploratória, utilizando-se de fontes bibliográficas e documentais. Entende-se que o presente estudo, em razão da já mencionada carência de fontes, é singelo demais, se comparado à relevância do tema, porém, espera-se que possa contribuir para a ampliação da discussão sobre a atividade econômica cafeeira e o seu significado em termos de contribuição ao avanço da industrialização e desenvolvimento do Paraná.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Rosalina Lima Izepão, UEM
Doutora em História Econômica pela USP. Mestre em Economia, Historiadora e Especialista em História Social do Trabalho pela UEM. Lecionou Metodologia CIentífica, História Geral e do Brasil no período de março de 1987 a julho de 1997, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Arapongas e na Rede Estadual de Ensino do Paraná. Foi Diretora Fundadora do Museu Histórico de Arapongas. Foi professora da Faculdade de Economia e Processamento de Dados de Foz do Iguaçu, nos anos de 1998 e 1999. Atualmente é Professora Adjunta e Membro da Câmara Departamental  do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá, onde já exerceu os cargos de Coordenadora de Monografia e Vice-Coordenadora do Colegiado de Curso. Na pesquisa atua nas áreas de planejamento, políticas públicas governamentais e desenvolvimento.
Leonardo Antonio Santin Gardenal, Bacharel em Ciências Econômicas pela UEM
Bacharel em Ciências Econômicas pela UEM
Publicado
2016-06-13
Cómo citar
Izepão, R. L., & Santin Gardenal, L. A. (2016). CAFÉ, CAPITAL CAFEEIRO E INDUSTRIALIZAÇÃO NO PARANÁ. A Economia Em Revista - AERE, 23(2), 69-89. https://doi.org/10.4025/aere.v23i2.20343
Sección
Artigos