JOHN STUART MILL E OS FUNDAMENTOS MICROECONÔMICOS DA PRODUÇÃO

  • Joaquim Miguel Couto UEM, Maringá
  • Geisiane Michelle Silva
Palavras-chave: Mill, John Stuart, Fundamentos microeconômicos, Fatores de produção.

Resumo

Os “Princípios de economia política” de John Stuart Mill lançou os fundamentos microeconômicos modernos da produção. Para ele, determinar as leis que regem a produção era o assunto mais importante da Economia Política. Depois de uma longa analise, concluiu que os fatores necessários à produção eram três: o capital, o trabalho e a terra. O autor ressaltou que o capital não era o dinheiro, mas o dinheiro poderia transformar-se em capital. O capital fornecia ferramentas, matérias-primas e pagava os trabalhadores utilizados no processo de produção. Dentre os três fatores de produção, o único que podia limitá-la era a terra, a qual não podia aumentar indefinidamente, pois sua quantidade e produtividade eram limitadas. As principais influências no pensamento de Mill foram David Ricardo, J. B. Say e Thomas Malthus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Miguel Couto, UEM, Maringá
possui graduações em Administraçâo de Empresas (1987) e Ciências Econômicas (1991) pela Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais de Santos, mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1995) e doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Desenvolvimento Econômico e Economia Brasileira. Atua também nos seguintes temas: História do Pensamento Econômico, Economia Monetária, Industrialização e Meio Ambiente.
Geisiane Michelle Silva
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá.
Publicado
2012-07-26
Como Citar
Couto, J. M., & Silva, G. M. (2012). JOHN STUART MILL E OS FUNDAMENTOS MICROECONÔMICOS DA PRODUÇÃO. A Economia Em Revista - AERE, 19(2), 133-148. https://doi.org/10.4025/aere.v19i2.13358
Seção
Artigos