JOHN STUART MILL E OS FUNDAMENTOS MICROECONÔMICOS DA PRODUÇÃO

  • Joaquim Miguel Couto UEM, Maringá
  • Geisiane Michelle Silva

Resumen

Os “Princípios de economia política” de John Stuart Mill lançou os fundamentos microeconômicos modernos da produção. Para ele, determinar as leis que regem a produção era o assunto mais importante da Economia Política. Depois de uma longa analise, concluiu que os fatores necessários à produção eram três: o capital, o trabalho e a terra. O autor ressaltou que o capital não era o dinheiro, mas o dinheiro poderia transformar-se em capital. O capital fornecia ferramentas, matérias-primas e pagava os trabalhadores utilizados no processo de produção. Dentre os três fatores de produção, o único que podia limitá-la era a terra, a qual não podia aumentar indefinidamente, pois sua quantidade e produtividade eram limitadas. As principais influências no pensamento de Mill foram David Ricardo, J. B. Say e Thomas Malthus.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Joaquim Miguel Couto, UEM, Maringá
possui graduações em Administraçâo de Empresas (1987) e Ciências Econômicas (1991) pela Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais de Santos, mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1995) e doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Desenvolvimento Econômico e Economia Brasileira. Atua também nos seguintes temas: História do Pensamento Econômico, Economia Monetária, Industrialização e Meio Ambiente.
Geisiane Michelle Silva
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá.
Publicado
2012-07-26
Cómo citar
Couto, J. M., & Silva, G. M. (2012). JOHN STUART MILL E OS FUNDAMENTOS MICROECONÔMICOS DA PRODUÇÃO. A Economia Em Revista - AERE, 19(2), 133-148. https://doi.org/10.4025/aere.v19i2.13358
Sección
Artigos