A relação indivíduo- sociedade: três prismas teóricos

  • Róber Iturriet Avila Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Indivíduo, Metodologia na Economia, História do Pensamento Econômico

Resumo

Este trabalho se propõe discutir os pilares em que se assentam os postulados sobre a conduta humana e seu reflexo nas relações econômicas. Tanto do ponto de vista do comportamento em si, quanto da questão do método. O entrelace entre estes dois aspectos se justifica na necessidade científica da ciência econômica de constituir uma teoria consistente que parta das relações humanas, devido a seu caráter de ciência vinculado a sociedade. Para tanto, serão apresentados brevemente como três correntes de pensamento visualizam o indivíduo e sua relação com a sociedade. São elas: a corrente da teoria convencional, a vinculada a Karl Marx e a corrente de pensamento enquadrada como institucionalista. Neste intento, são, adicionalmente, resgatados alguns dos caminhos correlatos à construção metodológica, como o utilitarismo, o individualismo metodológico e o positivismo. É também tracejado o fundamento analítico do pensamento marxista e do institucionalista.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Róber Iturriet Avila, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em ciências econômicas, mestre em economia e aluno do doutorado em economia no Programa de Pós Graduação em Economia – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professor da Universidade de Caxias do Sul –UCS.

Publicado
2011-11-30
Como Citar
Avila, R. I. (2011). A relação indivíduo- sociedade: três prismas teóricos. A Economia Em Revista - AERE, 18(1), 5-12. https://doi.org/10.4025/aere.v18i1.12930
Seção
Artigos