PIB, Desemprego e Keynes: relações concretas (1991-2008)

  • Joaquim Miguel Couto UEM, Maringá
  • Ana Cristina Lima Couto UEM
  • Carlos Eduardo de Freitas UEM
Palavras-chave: PIB, Desemprego, Keynes, Crescimento Econômico

Resumo

O objetivo deste trabalho é quantificar para o Brasil a taxa de crescimento do PIB necessária para reduzir a taxa de desemprego. Para cumprir tal objetivo, elaborou-se duas hipóteses: 1) quando a taxa de crescimento do PIB é acima de 4% ao ano, a taxa de desemprego diminui no Brasil; 2) já quando a taxa de crescimento do PIB é inferior ou igual a 4% ao ano, a taxa de desemprego aumenta. Os resultados dos testes, para o período de 1991 a 2008 (com exceção do ano de 2002), demonstraram que as hipóteses foram confirmadas para quinze anos e rejeitadas em apenas dois. Mediante estes resultados, podemos concluir, com certo grau de acerto, que quando o PIB cresce acima de 4%, a taxa de desemprego diminui no Brasil. E, ao contrário, quando o PIB tem um crescimento menor que 4%, a taxa de desemprego aumenta. Keynes foi o teórico que vinculou definitivamente o volume de emprego de um país ao volume de sua produção.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Miguel Couto, UEM, Maringá
possui graduações em Administraçâo de Empresas (1987) e Ciências Econômicas (1991) pela Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais de Santos, mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1995) e doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Desenvolvimento Econômico e Economia Brasileira. Atua também nos seguintes temas: História do Pensamento Econômico, Economia Monetária, Industrialização e Meio Ambiente.
Ana Cristina Lima Couto, UEM
Professora do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá
Carlos Eduardo de Freitas, UEM
Aluno do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Estadual de Maringá
Publicado
2011-03-17
Como Citar
Couto, J. M., Couto, A. C. L., & Freitas, C. E. de. (2011). PIB, Desemprego e Keynes: relações concretas (1991-2008). A Economia Em Revista - AERE, 16(1), 24-33. https://doi.org/10.4025/aere.v16i1.12798
Seção
Artigos