RACIONALIDADE, PSICOLOGIA ECONÔMICA E A FILOSOFIA ESTOICA:

REFLEXÕES SOBRE A OBRA RACIONAL OU IRRACIONAL?

  • Angelo Rondina Neto
Palavras-chave: Racionalidade, Psicologia Econômica, Filosofia Estoica

Resumo

Em sua obra, Racional ou Irracional? 10 ideias valiosas do pensamento antigo para sucesso nos investimentos, o Professor Mateus Boldrine Abrita traz uma apresentação multidisciplinar, com foco sobretudo no público investidor. A obra se estrutura em duas grandes partes. A primeira se volta à crítica a concepção da racionalidade estrita, presente sobretudo na ortodoxia clássica. A segunda, dirige-se a uma sistematização de dez princípios, ancorados na tradição estoica milenar, que podem servir como regras de bolso para os investidores. O trabalho é um importante contato inicial para o debate acerca da racionalidade, com uma apresentação muito mais prática do que teórica. A leitura é recomendada não somente pela sua estruturação didática; ela é atualíssima no cenário da conjuntura atual brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelo Rondina Neto

Referências

ABRITA, Mateus Boldrine. Racional ou Irracional? 10 ideias valiosas do pensamento antigo para sucesso nos investimentos. Belo Horizonte: Editora Dialética, 2020.
FREUD, Sigmund. A dissecção da personalidade psíquica. ESB, Rio de Janeiro: Imago, 1980. V.XXII. Original publicado em 1930.
Keynes, J.M. The General Theory of Employment, Interest and Money. Londres: Macmillan, 1936.
Lucas, R.E. Jr. Expectations and the Neutrality of Money. Journal of Economic Theory, Abril, 1972.
__________. Econometric Policy Evaluation: A Critique. In BRUNNER, K.; MELTZER, A. (org), The Phillips Curve and Labor Markets. Amsterdã: North-Holland, Carnegie-Rochester Series on Public Policy, 1976.
Publicado
2020-11-11
Como Citar
Rondina Neto, A. (2020). RACIONALIDADE, PSICOLOGIA ECONÔMICA E A FILOSOFIA ESTOICA:. A Economia Em Revista - AERE, 28(1), 113-114. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EconRev/article/view/55098
Seção
Resenhas