A Teoria do Prospecto e os Diferenciais de Comportamento Perante ao Risco em Alunos do Curso de Administração
Resumen
Este artigo averiguou a existência de um processo racional por partes dos discentes do curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba – Campus III quando estes investem o seu capital, como também analisou o comportamento dos estudantes segmentados pelo gênero, buscando constatar a influência dessa distinção nos aspectos relacionados às perdas e exposição ao risco. Alicerçado nos princípios teóricos das finanças comportamentais, utilizou-se a Teoria do Prospecto, visando captar os efeitos certeza, reflexo e isolamento para confirmação ou não deste processo. Para tanto, foram aplicados, de maneira remota (online), questionários numa amostra aleatória de 110 discentes, com tratamento de dados por meio de estatística descritiva e de um teste não paramétrico para captar a influência do gênero, o Qui-Quadrado. Os resultados obtidos confirmam empiricamente a existência dos três vieses cognitivos da Teoria do Prospecto na amostra analisada, bem como o fato de que os estudantes tomam as suas decisões de maneira irracional. Além disso, mostrou-se que há uma diferença de comportamento em função do gênero dos agentes, sendo as mulheres mais propensas aos riscos em determinados cenários de ganhos, diferentemente dos homens que foram mais conservadores.
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Citas
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