O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse 2MB)
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: https://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Times New Roman de 12-pontos; com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final; possui no máximo 30 páginas (mínimo de 15 páginas).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
  • Espera-se que os autores sejam, também, avaliadores da revista. Caso o mesmo tenha negado ser parecerista de artigos, seu artigo submetido, não será avaliado no futuro.

Diretrizes para Autores

Condições iniciais:

Como parte do processo de submissão, o(s) autor(es) é(são) obrigado(s) a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas não serão aceitas para avaliação.

  1. O conteúdo do artigo submetido é de inteira e exclusiva responsabilidade do(s) autor(es);
  2. O artigo deve ser inédito, sendo vedada a sua submissão à outro veículo de publicação durante o processo de avaliação nesta revista. Lembrando que artigos já submetidos e aprovados em eventos científicos são considerados inéditos;
  3. Serão aceitos artigos com no máximo 5 (cinco) autores. Excetuando aqueles casos devidamente justificado e com análise do Comitê Científico/Executivo da revista;
  4. A identificação do autor principal e coautores será definida pela ordem dos mesmos apresentada na submissão online.
  5. O arquivo com o texto do artigo deve estar sem a identificação de autoria;
  6. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) deverão estar ativos e prontos para clicar.
  7. Os artigos encaminhados para a revista Enfoque: Reflexão Contábil deverão abordar temas da área contábil ou afins, conforme o escopo da revista.
  8. Além das exigências mencionadas, o artigo submetido deverá ser formatado de acordo com as normas da American Psychological Association (APA). (Clique aqui para informações sobre as normas)

Arquivos eletrônicos a serem inclusos na submissão:

  1. Arquivo do texto principal em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, sem identificação de autoria
  2. Folha de rosto endereçada ao editor (enviada como documento suplementar no sistema de submissão), contendo o nome do Artigo e os dados completos dos autores (nome, titulação, endereço, telefone, e-mail, filiação/vínculo institucional e número de registo no ORCID -(https://orcid.org/);) – Obs. Endereço completo de somente um dos autores.

Estruturação do Artigo para Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

O artigo deverá ser submetido em um arquivo contendo o texto do artigo, ou o documento propriamente dito, com as características descritas a seguir. Na(s) primeira(s) página(s) deverá(ão) constar:

  • Título do artigo (em português e em inglês);
  • Resumo (em português e em inglês);
  • 3-5 palavras-chave (em português e em inglês);

Na sequencia, deve ser apresentado o corpo do artigo, o qual deverá estar em espaçamento 1,5 cm; usar fonte Times New Roman de 12-pontos; exceto para figuras e tabelas que deverão ser inseridas no texto, com fonte de 10-pontos;  e possuir no máximo 30 páginas.[incluindo anexo(s) e apêndice(s)]

O texto deverá seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos na seção Submissões online.

Para garantir a avaliação cega por pares, os artigos deverão ter sua identificação removida tanto do arquivo submetido quanto da opção “Propriedades”.

ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO DO ARTIGO:

A formatação do Artigo deve estar de acordo com as Normas da APA, devendo observar a seguinte ordem:

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS:

  • Título do trabalho no idioma de origem do texto e sua versão em Inglês;
    • Resumo no idioma de origem do texto e sua versão em Inglês (Abstract), de 100-300 palavras; O resumo deve estar formatado em tópico. Por exemplo:
      • Objetivo: Indique o objetivo do trabalho, o que se pretende demonstrar ou descrever;
      • Método: Indique o método científico empregado na condução do estudo.
      • Originalidade/Relevância: indicar a lacuna teórica em que o estudo está inserido, apresentando também a relevância acadêmica da disciplina;
      • Resultados: indique resumidamente os principais resultados alcançados;
      • Contribuições teóricas/metodológicas/práticas: indicar as principais implicações teóricas e/ou metodológicas e/ou práticas alcançadas com os resultados do estudo;
    • 3-5 palavras-chave e sua versão em Inglês. (separadas por ponto e vírgula);

ELEMENTOS TEXTUAIS:

  • Introdução;
  • Desenvolvimento;
  • Conclusão.

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS:

  • Referências Bibliográficas: As referências das citações no artigo deverão estar dispostas ao final do texto e em ordem alfabética, de acordo com as normas da American Psychological Association (APA). Lembrando que notas de rodapé no texto não são mais aceitas.
    • Glossário (se houver);
    • Apêndice(s) (se houver);
    • Anexo(s) (se houver).

2)  QUANTO AO FORMATO   

  • Não exceder a 30 páginas (mínimo de 15 páginas), incluindo as referências, Glossário, Apêndice(s) e Anexo(s), observando as seguintes especificações:
  • O texto deve ser digitado em MS-Word, OpenOffice ou RTF (versão atualizada);
  • Tamanho do Papel: A4 (21,0cm x 29,7 cm);
  • Fonte: Times New Roman com tamanho de 12 pontos para o texto, título, resumo, abstract, citações e referências. Com exceção para “Notas” – Tabelas e Figuras - com fonte tamanho 10.
  • Espaçamento entre linhas
  • Usar espaçamento (1,5 cm) entre todas as linhas do texto, exceto: citações com 40 ou mais palavras, referências, notas de rodapé, títulos das figuras, equações e fórmulas, os quais devem estar em espaçamento simples (1,0 cm).
  • Parágrafos:
  • Iniciar o parágrafo com recuo na primeira linha em 1,27 cm, ou seja, meia polegada. Não utilizar recuo para resumo, abstract, títulos e subtítulos, títulos e notas das tabelas e figuras. Em citações diretas, com mais de 40 palavras, utilizar o recuo de 1,3 cm a partir da margem esquerda.
  • Em relação às referências, a segunda linha de cada uma deve aparecer com um recuo de 0,5 cm.
  • Formatação das páginas:
  • Iniciar a numeração na página do título, no canto superior direito.
  • O alinhamento do texto de ser justificado, com recuo de 1cm na primeira linha;
  • As Margens superior, inferior, esquerda e direita devem ter medidas de 2,54 cm;
  • Referências: citar no texto e no final do artigo.
  • Indicativo de Seção.
  • Exemplo:
  • Nível 1 - Título alinhado à esquerda, em Negrito com Maiúsculas e Minúsculas
  • 1 Introdução
    • Nível 2 - Título Alinhado à Esquerda, em Negrito, com Maiúsculas e Minúsculas
    • 1 Análise dinâmica do capital de giro
    • Nível 3 - Título alinhado à esquerda, sem negrito, em minusculas
    • 1.1 Necessidade líquida de capital de giro

Formatação geral - APA

  • Tabela: apenas este termo deve ser utilizado, no título, para dados quantitativos e/ou qualitativos apresentados em formato de linhas e colunas (não utilizar o termo “quadro”). As tabelas devem ser enumeradas sequencialmente com cabeçalho explicitando: o que está sendo representado, quando ocorreu e onde ocorreu. O título deve ser colocado acima da tabela, conforme a norma da American Psychological Association (APA). 
    Exemplo: Tabela 1 “Nome da tabela
  • Figura: apenas este termo deve ser utilizado no título para as imagens (não utilizar os termos “ilustração”, “gráfico”, “organograma” etc.). O título deve ser colocado na parte inferior (abaixo da imagem), precedido da palavra Figura, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, conforme a norma da American Psychological Association (APA). 
    Exemplo: Figura 1 “Nome da figura“.
  • Fórmulas: devem permitir edição e não devem constar do texto como imagem;
  • Siglas: quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma dos nomes precede as siglas, colocadas entre parênteses. 
    Exemplo: Universidade de São Paulo (USP).
  • As tabelas, figuras e fórmulas devem permitir edição em software compatível com Microsoft Office 2000 ou superior para Windows.

Tutoriais das normas da American Psychological Association (APA) disponíveis em: Normas APA

 

Avaliação

Os textos serão avaliados pelo editor associado e por mais dois avaliadores ad hoc pertencentes ao corpo de avaliadores da revista. Nesse sistema de avaliação, considerado revisão tripla (Triple blind review), o(s) autor(es) não saberá(ão) quem são os avaliadores, e os avaliadores não saberão quem é/são o(s) autor(es). O editor associado também não saberá quem é/são o(s) autor(es) ainda que tenha conhecimento de quem serão os avaliadores

  1. Os trabalhos serão avaliados e julgados quanto a sua relevância, inovação, clareza na linguagem, profundidade da pesquisa e sua contribuição para a evolução da Ciência; lembrando que o conteúdo dos textos, as opiniões e os conceitos emitidos são de inteira responsabilidade dos autores, os quais cedem, previamente, os direitos autorais do texto ao Departamento de Ciências Contábeis/UEM. Recomenda-se fortemente que o(s) autor(es) indique(m), a lacunaverificada sobre o tema e qual(is) a(s) contribuição(ões) que o estudo poderá trazer com a aplicabilidade dos resultados obtidos, facilitando assim a análise pelos avaliadores.
  2. Ao Conselho Editorial é reservado o direito de sugerir aos autores ajustes nos textos avaliados; de recusar qualquer artigo que julgar inadequado para a veiculação, bem como o direito de publicação exclusiva dos textos aprovados, devendo apenas, em caso de trabalho já divulgado em Anais de evento científico, indicar o nome do evento, o local e a data.

Serão aceitos artigos nos idiomas português, espanhol e inglês. Os artigos também devem ser INÉDITOS e não terem sido enviados para outros periódicos de publicação nacional ou internacional.

 

Envio de artigos originais

Os artigos deverão ser encaminhados por meio do site:

http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Enfoque

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.

 

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