<b>Análise dos fundamentos teóricos associados à pesquisa contábil na área ambiental</b> - doi: 10.4025/enfoque.v29i1.10359
Resumo
O artigo apresenta os principais enfoques teóricos aplicáveis à Contabilidade Socioambiental, analisando seus aspectos positivos e limitações, particularizados à consolidação de uma teoria contábil de cunho ambiental. Para isso, realiza-se uma revisão da bibliografia pertinente ao tema, buscando estabelecer uma taxonomia da literatura contábil desta natureza, e comentam-se oportunidades para o desenvolvimento de linhas de pesquisas alternativas ao mainstream. O estudo demonstra a existência de um pluralismo teórico aplicável ao campo socioambiental, concluindo que há outros enfoques teóricos capazes de se contraporem às suposições do mainstream. Apesar de a ortodoxia contábil estar fundamentada em paradigmas funcionalistas, existem opções alternativas para explicar os fenômenos socioambientais dentro da Teoria da ContabilidadeDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.