<b>Percepções e preferências dos estudantes de ciências contábeis, em relação ao ensino, à luz de Paulo Freire</b> - doi: 10.4025/enfoque.v29i2.11018

  • Flavia Pozzera Gassner Universidade Federal do Paraná
  • Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo Universidade Federal do Paraná
  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal do Paraná
  • Ademir Clemente Universidade Federal do Paraná
  • Emanoel Marcos Lima Universidade Federal da Grande Dourados
Palavras-chave: Percepção, Preferência, Ensino

Resumo

Na atual “Era da Informação”, em que o conhecimento é o ativo mais valioso de uma pessoa, éfundamental que os esforços educativos se deem no sentido de maximizar o aprendizado dos alunos,principalmente no tocante ao ensino superior, o qual forma, além de profissionais, cidadãosconscientes, aptos a contribuírem com o desenvolvimento da sociedade como um todo. No entantopesquisas científicas mostram que o ensino universitário ainda apresenta deficiências no que tange adidática e a metodologia utilizadas por seus professores. No intuito de contribuir com essa área depesquisa, este trabalho apresenta as diferenças entre as percepções e as preferências, em relação aoensino, dos alunos de Ciências Contábeis das universidades federais do sul do Brasil. Este estudoverifica aspectos relacionados aos constructos: estruturação e facilitação do ensino, organização dadisciplina, ambiente sócio-emocional e, por fim, estratégias de avaliação. As análises dos dadosobtidos nesse estudo apontam para uma divergência entre as percepções e as preferências, emrelação ao ensino, dos discentes que foram alvo desta investigação. Alguns exemplos maissignificativos dessas diferenças são as variáveis que dizem respeito a: apresentação resumida doconteúdo ministrado em aula; ministrar aulas de forma variada; entusiasmo pelo trabalho docente; eavaliação por provas em grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Pozzera Gassner, Universidade Federal do Paraná
Mestre em Contabilidade e Finanças pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Especialista em Auditoria Integral pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Universidade Federal do Paraná
Doutora em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de Sao Paulo - USP, Professora e Coordenadora do Mestrado em Contabilidade e Financas da Universidade Federal do Parana - UFPR.
Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal do Paraná
Pós-doutora pela Universidad Autónoma de Madrid, Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - USP, Professora Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Paraná.
Ademir Clemente, Universidade Federal do Paraná
Pós-doutor pela Universidade de Londres, Doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Professor do Mestrado em Contabilidade e financas da Universidade Federal do Paraná - UFPR.
Emanoel Marcos Lima, Universidade Federal da Grande Dourados
Doutora e Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de Sao Paulo - USP, Professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Publicado
2010-11-05
Como Citar
Gassner, F. P., Espejo, M. M. dos S. B., Bufrem, L. S., Clemente, A., & Lima, E. M. (2010). <b>Percepções e preferências dos estudantes de ciências contábeis, em relação ao ensino, à luz de Paulo Freire</b&gt; - doi: 10.4025/enfoque.v29i2.11018. Enfoque: Reflexão Contábil, 29(2), 9-26. https://doi.org/10.4025/enfoque.v29i2.11018
Seção
Artigos Originais