<b>Percepções e preferências dos estudantes de ciências contábeis, em relação ao ensino, à luz de Paulo Freire</b> - doi: 10.4025/enfoque.v29i2.11018
Resumo
Na atual “Era da Informação”, em que o conhecimento é o ativo mais valioso de uma pessoa, éfundamental que os esforços educativos se deem no sentido de maximizar o aprendizado dos alunos,principalmente no tocante ao ensino superior, o qual forma, além de profissionais, cidadãosconscientes, aptos a contribuírem com o desenvolvimento da sociedade como um todo. No entantopesquisas científicas mostram que o ensino universitário ainda apresenta deficiências no que tange adidática e a metodologia utilizadas por seus professores. No intuito de contribuir com essa área depesquisa, este trabalho apresenta as diferenças entre as percepções e as preferências, em relação aoensino, dos alunos de Ciências Contábeis das universidades federais do sul do Brasil. Este estudoverifica aspectos relacionados aos constructos: estruturação e facilitação do ensino, organização dadisciplina, ambiente sócio-emocional e, por fim, estratégias de avaliação. As análises dos dadosobtidos nesse estudo apontam para uma divergência entre as percepções e as preferências, emrelação ao ensino, dos discentes que foram alvo desta investigação. Alguns exemplos maissignificativos dessas diferenças são as variáveis que dizem respeito a: apresentação resumida doconteúdo ministrado em aula; ministrar aulas de forma variada; entusiasmo pelo trabalho docente; eavaliação por provas em grupos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.