<b>O impacto de indicadores socioambientais no valor adcionado por empresas</b> - doi: 10.4025/enfoque.v30i1.11280
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo explicar o impacto no valor adicionado pelas empresas brasileiras que publicaram o Balanço Social (modelo IBASE), no período de 2004 a 2006, dos seguintes indicadores socioambientais: número de empregados, indicadores sociais internos, investimentos em meio ambiente e incentivo remuneratório dos empregados atuantes nas empresas constantes da amostra. No referencial teórico, são abordados aspectos relativos ao Balanço Social, à Demonstração do Valor Adicionado e ao Valor Adicionado. O estudo é composto de pesquisa bibliográfica em obras nacionais e internacionais, que tratam do tema, e de pesquisa documental baseada em uma amostra de 66 empresas que publicaram o relatório no período de 2004 a 2006, sendo utilizada a técnica de regressão com dados em painel (balanceado). Os achados revelam que, dentre os três tipos de painel, após a realização de testes, o de efeitos fixos foi considerado o mais bem indicado para a análise, e que a variação no valor adicionado pelas empresas da amostra é explicada pelo número de empregados, pelos indicadores sociais internos, e pelo incentivo remuneratório dos empregados atuantes nas empresas, contudo, não é explicada pelos investimentos em meio ambiente efetuados pelas empresas pesquisadas no período de 2004 a 2006.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.