<b>Análise da Produção Científica sobre os fluxos de caixa e a demonstração dos fluxos de caixa: um estudo da Revista de Contabilidade e Finanças da Universidade de São Paulo, no período de 1989 a 2009</b> - doi: 10.4025/enfoque.v30i2.12452
Resumo
Em mercados cada vez mais competitivos, as empresas precisam de um diferencial que lhes traga vantagens em relação à concorrência. Esse diferencial deve contribuir para que a empresa se mantenha saudável no mercado e para com a administração, no intento de gerir de forma eficaz os seus fluxos de caixa. Neste enfoque, o presente estudo situa-se na gestão financeira e tem como objetivo verificar a produção científica sobre os fluxos de caixa e a Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC, na Revista de Contabilidade e Finanças da Universidade de São Paulo, no período de 1989 a 2009. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliométrica, procurando identificar as características dos artigos analisados. Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória, documental e de abordagem qualitativa. Verificou-se que as publicações científicas referentes aos fluxos de caixa e a Demonstração dos Fluxos de Caixa, na Revista Contabilidade e Finanças, não possuem um número expressivo de publicações relacionadas ao assunto, nos últimos 21 anos. Dentre as publicações identificou-se a quantidade de autores por artigo, as instituições de ensino superior a qual os mesmos estão vinculados, o autor seminal do tema, o tipo e origem das referências utilizadas e os principais temas abordados.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.