<b>Apontamento sobre a contabilidade e educação em Portugal entre 1869 e 1918</b> - doi: 10.4025/enfoque.v30i3.14552
Resumo
Na segunda metade do século XIX foram fundados nas duas maiores cidades comerciais de Portugal, Lisboa e Porto, nos anos de 1869 e de 1886, respectivamente, dois estabelecimentos de ensino público de Contabilidade: o Instituto Industrial e Comercial de Lisboa (IICL) e o Instituto Industrial e Comercial do Porto (IICP). O tema central do artigo respeita ao fornecimento de subsídios que possam caracterizar estas duas escolas de comércio. Adicionalmente, visa-se também dar um contributo para a identificação de referências pessoais associadas ao desenvolvimento das instituições em foco, bem como fomentar na comunidade académica contábil do Brasil o gosto por matérias de História da Contabilidade Portuguesa, para que deste modo se possam estabelecer pontes de contacto entre as duas comunidades académicasDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.