<b>Política de evidenciação de informações do setor público no estado de Minas Gerais</b> - doi: 10.4025/enfoque.v31i2.16079

  • Bruna Camargos Avelino Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Romualdo Douglas Colauto Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Marcello Angotti Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palavras-chave: Evidenciação, Entidades Públicas, Usuários da informação

Resumo

As entidades que compõem a estrutura da administração pública brasileira são obrigadas pela Constituição Federal a prestar contas do uso de recursos públicos e a respeitar o princípio da publicidade. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo analisar a política de divulgação de informações voluntárias e compulsórias adotadas nas páginas eletrônicas do Estado de Minas Gerais e do Município de Belo Horizonte de acordo com a percepção de alunos de pós-graduação dos cursos de Controladoria e Finanças e Auditoria Externa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Quanto aos procedimentos, optou-se pela aplicação de um questionário junto a 820 alunos, em setembro de 2009, sendo que, dos 820 e-mails enviados, 217 retornaram, de modo que foram descartados da amostra. Dos 603 restantes, obteve-se a resposta de 66 questionários, representando 10,95% do total de endereços válidos e 8,04% da população delimitada (820 contatos).  O questionário utilizado na pesquisa constituiu-se de quatro questões fechadas com respostas dicotômicas, uma questão contendo opções de informações que o respondente pretendia encontrar nos sites do Estado e de seu Município de residência e três questões com escala Likert de 4 pontos. Os resultados indicaram que as informações de maior interesse por parte dos usuários residentes em Belo Horizonte consistiram na procura de legislação concernente ao Município e ao Estado e informações relacionadas a obras realizadas pelos entes públicos. Observou-se também que os respondentes do questionário tendem a concordar que as informações divulgadas são insuficientes para que possibilitem a conclusão de que os recursos estão sendo aplicados de forma adequada tanto no Estado quanto no Município e tendem a discordar que o Estado de Minas Gerais e o Município de Belo Horizonte agem em sintonia com o que a sociedade espera.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Camargos Avelino, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Romualdo Douglas Colauto, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 CNPQ. Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Marcello Angotti, Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor adjunto - Lael Varella Educação e Cultura Ltda e contador da Universidade Federal de Minas Gerais.
Publicado
2012-08-02
Como Citar
Avelino, B. C., Colauto, R. D., & Angotti, M. (2012). <b>Política de evidenciação de informações do setor público no estado de Minas Gerais</b&gt; - doi: 10.4025/enfoque.v31i2.16079. Enfoque: Reflexão Contábil, 31(2), 47-62. https://doi.org/10.4025/enfoque.v31i2.16079
Seção
Artigos Originais