<b>Pesquisa intervencionista: análise dos estudos empíricos internacionais em Gestão Estratégica de Custos</b> - doi: 10.4025/enfoque.v31i2.16117

  • José Carlos Tiomatsu Oyadomari Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
  • Wesley Abra de Assis Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
  • Sérgio de Miranda Simãozinho Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
  • Octávio Ribeiro de Mendonça Neto Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
  • Ronaldo Gomes Dultra-de-Lima Fundação Getúlio Vargas/EAESP Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
Palavras-chave: Pesquisa Intervencionista, Gestão Estratégica de Custos, Contabilidade Gerencial

Resumo

Este artigo faz uma análise dos principais estudos empíricos em Gestão Estratégica de Custos que utilizaram a Pesquisa-Ação ou também chamada de Pesquisa Intervencionista. O objetivo foi identificar as potenciais contribuições e mesmos os aspectos críticos que possam contribuir para o desenvolvimento da Gestão Estratégica de Custos (GEC). Por meio de palavras-chaves correlacionadas, realizou-se uma busca na base de dados Proquest e foram identificado sete artigos, os quais foram lidos na íntegra. A discussão dos resultados apresentados nos artigos possibilitou identificar que a Pesquisa-Ação tem sido utilizada para validar empiricamente a implementação de novos artefatos na gestão de custos, elucidando fatores que favorecem ou desestimulam a adoção das técnicas. Também foi possível identificar que os estudos empíricos fornecem elementos que podem ser úteis para os práticos, uma vez que descrevem situações reais de implementação, contribuindo para a aproximação entre os resultados das pesquisas e os interesses dos práticos. Conclui-se que a Pesquisa Intervencionista tem amplas possibilidades de efetivação no âmbito da GEC, com o propósito de gerar contribuições teóricas relevantes e melhorar a prática, dentre elas destacam-se as seguintes possibilidades: (1) Implementação das técnicas derivadas da Strategic Management Accounting (SMA); (2) Projetos de melhoria de controles em pequenas empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Tiomatsu Oyadomari, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Doutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Wesley Abra de Assis, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
Mestrando em Controladoria Empresanrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
Sérgio de Miranda Simãozinho, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
Mestrando em Controladoria Empresanrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
Octávio Ribeiro de Mendonça Neto, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Doutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Ronaldo Gomes Dultra-de-Lima, Fundação Getúlio Vargas/EAESP Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Doutorando em Administração de Empresas pela FGV/EAESP. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Publicado
2012-08-02
Como Citar
Oyadomari, J. C. T., Assis, W. A. de, Simãozinho, S. de M., Mendonça Neto, O. R. de, & Dultra-de-Lima, R. G. (2012). <b>Pesquisa intervencionista: análise dos estudos empíricos internacionais em Gestão Estratégica de Custos</b&gt; - doi: 10.4025/enfoque.v31i2.16117. Enfoque: Reflexão Contábil, 31(2), 63-74. https://doi.org/10.4025/enfoque.v31i2.16117
Seção
Artigos Originais