<b>Pesquisa intervencionista: análise dos estudos empíricos internacionais em Gestão Estratégica de Custos</b> - doi: 10.4025/enfoque.v31i2.16117
Resumo
Este artigo faz uma análise dos principais estudos empíricos em Gestão Estratégica de Custos que utilizaram a Pesquisa-Ação ou também chamada de Pesquisa Intervencionista. O objetivo foi identificar as potenciais contribuições e mesmos os aspectos críticos que possam contribuir para o desenvolvimento da Gestão Estratégica de Custos (GEC). Por meio de palavras-chaves correlacionadas, realizou-se uma busca na base de dados Proquest e foram identificado sete artigos, os quais foram lidos na íntegra. A discussão dos resultados apresentados nos artigos possibilitou identificar que a Pesquisa-Ação tem sido utilizada para validar empiricamente a implementação de novos artefatos na gestão de custos, elucidando fatores que favorecem ou desestimulam a adoção das técnicas. Também foi possível identificar que os estudos empíricos fornecem elementos que podem ser úteis para os práticos, uma vez que descrevem situações reais de implementação, contribuindo para a aproximação entre os resultados das pesquisas e os interesses dos práticos. Conclui-se que a Pesquisa Intervencionista tem amplas possibilidades de efetivação no âmbito da GEC, com o propósito de gerar contribuições teóricas relevantes e melhorar a prática, dentre elas destacam-se as seguintes possibilidades: (1) Implementação das técnicas derivadas da Strategic Management Accounting (SMA); (2) Projetos de melhoria de controles em pequenas empresas.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.