Bases de mensuração de ativos e passivos: análise de correspondência dos anos de 2006 e 2010
Résumé
O estudo objetiva identificar as bases de mensuração das contas do Ativo e do Passivo evidenciadas nas Notas Explicativas de 2006 e 2010 nas maiores empresas brasileiras de capital aberto listadas na Revista Exame - Melhores e Maiores de 2011. O estudo em uma amostra intencional de 30 empresas delineia-se como descritivo, com aplicação da Análise de Conteúdo para categorizar os dados necessários para as inferências e Análise de Correspondência (ANACOR) para associar a evidenciação das bases de mensuração das contas do ativo e do passivo de 2006 a 2010. Os resultados apresentados com o teste χ2 demonstram que as rubricas contábeis Aplicações Financeiras, Estoques e Investimentos não apresentaram diferença significativa, portanto sem mudanças nas bases de mensuração. Prevaleceu o Custo Corrente para as Aplicações Financeiras, Custo Histórico e o Valor Realizável para os Estoques e o Método da Equivalência Patrimonial para os Investimentos, mesmo este sendo um método de contabilização e não base de mensuração de ativos. As demais contas apresentaram diferença estatisticamente significativa entre as bases de mensuração, sendo o conceito de Valor Justo o vetor das mudanças de um período para outro. Conclui-se que as empresas mudaram substancialmente as bases de mensuração das contas do Ativo e do Passivo de 2006 para 2010, apesar do pouco tempo de reformulação da Lei n° 6.404/1976.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.