Divulgação de informações voluntárias na internet como determinante do custo do capital de terceiros

  • Rodrigo Angonese Universidade Regional de Blumenau
  • Odir Luiz Fank Universidade Regional de Bumenau
  • Cosmo Rogério de Oliveira Universidade Regional de Blumenau – FURB
  • Francisco Antonio Bezerra Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças
Palavras-chave: Determinantes, Custo de capital de terceiros, Transparência, Divulgação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo averiguar se o nível de evidenciação de informações voluntárias constitui um dos determinantes do custo de capital de terceiros. Nesta pesquisa, o nível de evidenciação de informações voluntárias foi obtido por meio do levantamento das informações voluntárias publicadas pelas empresas na internet. As informações para cálculo do nível de evidenciação foram obtidas no último trimestre de 2009. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, qualitativa e quantitativa e documental quanto aos procedimentos. A amostra, não-probabilística, constituiu-se de 100 empresas escolhidas intencionalmente dentre aquelas mais negociadas na BM&FBOVESPA. Os resultados da análise de regressão linear revelaram que existe uma correlação negativa entre o nível de evidenciação de informações voluntárias e o custo do capital de terceiros. Para a amostra analisada, quanto maior o nível de evidenciação menor é o custo do capital de terceiros. Destaca-se que o coeficiente determinação R2 mostrou que no modelo, as variáveis independentes nível de evidenciação, tamanho da empresa, endividamento, receita total e participação da empresa na bolsa de valores de Nova York por meio de ADR, explicam em 20,03% as variações no custo do capital de terceiros.

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Biografia do Autor

Rodrigo Angonese, Universidade Regional de Blumenau
Aluno do programa de doutorado em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau
Odir Luiz Fank, Universidade Regional de Bumenau

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau – FURB

Cosmo Rogério de Oliveira, Universidade Regional de Blumenau – FURB

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau – FURB

Francisco Antonio Bezerra, Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças

Doutor em Contabilidade pela Universidade de São Paulo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau – FURB

Publicado
2013-12-02
Como Citar
Angonese, R., Fank, O. L., Oliveira, C. R. de, & Bezerra, F. A. (2013). Divulgação de informações voluntárias na internet como determinante do custo do capital de terceiros. Enfoque: Reflexão Contábil, 32(3), 57-71. https://doi.org/10.4025/enfoque.v32i3.18948
Seção
Artigos Originais