Divulgação de informações voluntárias na internet como determinante do custo do capital de terceiros
Resumo
Este trabalho tem como objetivo averiguar se o nível de evidenciação de informações voluntárias constitui um dos determinantes do custo de capital de terceiros. Nesta pesquisa, o nível de evidenciação de informações voluntárias foi obtido por meio do levantamento das informações voluntárias publicadas pelas empresas na internet. As informações para cálculo do nível de evidenciação foram obtidas no último trimestre de 2009. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, qualitativa e quantitativa e documental quanto aos procedimentos. A amostra, não-probabilística, constituiu-se de 100 empresas escolhidas intencionalmente dentre aquelas mais negociadas na BM&FBOVESPA. Os resultados da análise de regressão linear revelaram que existe uma correlação negativa entre o nível de evidenciação de informações voluntárias e o custo do capital de terceiros. Para a amostra analisada, quanto maior o nível de evidenciação menor é o custo do capital de terceiros. Destaca-se que o coeficiente determinação R2 mostrou que no modelo, as variáveis independentes nível de evidenciação, tamanho da empresa, endividamento, receita total e participação da empresa na bolsa de valores de Nova York por meio de ADR, explicam em 20,03% as variações no custo do capital de terceiros.
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