A eficácia social do pronunciamento técnico para pequenas e médias empresas sob a ótica da Teoria dos Jogos

  • Alexandre Gonzales Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Cristiane Nagai UNIP - Universidade Paulista
Palavras-chave: Contabilidade societária, Pronunciamento Técnico PME, Comitê de Pronunciamentos Contábeis, Teoria dos Jogos.

Resumo

A Contabilidade vem passando por mudanças significativas, e dentre essas mudanças está a criação de uma norma relativa à contabilidade de pequenas e médias empresas, alinhada com as normas internacionais de contabilidade para empresas desse porte. Essa norma surgiu a partir da elaboração de um pronunciamento pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, que na seqüência foi aprovado pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC por meio de resoluções específicas. O presente estudo objetivou analisar as tendências dos profissionais da contabilidade e gestores de empresas com relação à adoção do Pronunciamento Técnico emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis para Pequenas e Médias Empresas. Considerando o nível de complexidade das operações realizadas por empresas deste porte, a ausência de fiscalização por entidades específicas e a questão do enforcement dos referidos pronunciamentos, utilizou-se a Teoria dos Jogos a fim de verificar as possíveis estratégias adotadas pelos contadores e pelos gestores de empresas no que se refere à efetiva adoção do pronunciamento para PME´s. O estudo realizado caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e de campo. Com a utilização de questionários buscou-se identificar a percepção de profissionais contábeis acerca da adoção do pronunciamento. Verificou-se que o referido pronunciamento constitui uma norma jurídica válida, dotada de eficácia jurídica e eficácia técnica, porém carecendo de eficácia social, devido ao baixo nível de esforços empreendidos para a sua adoção, tanto por parte de profissionais da área contábil, como por parte das empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Gonzales, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela USP.

Professor do departamento de Ciências Contábeis da PUC/SP.

Cristiane Nagai, UNIP - Universidade Paulista

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela USP.

Professora do departamento da UNIP - Universidade Paulista.

Publicado
2013-05-03
Como Citar
Gonzales, A., & Nagai, C. (2013). A eficácia social do pronunciamento técnico para pequenas e médias empresas sob a ótica da Teoria dos Jogos. Enfoque: Reflexão Contábil, 32(1), 3-13. https://doi.org/10.4025/enfoque.v32i1.19504
Seção
Artigos Originais