Adoção de conservadorismo nos lucros em períodos de crise financeira: evidências no Brasil
Resumo
O objetivo da pesquisa consistiu em analisar se há evidências de que gestores de firmas operando no Brasil adotaram medidas prudenciais no reconhecimento contábil antecipado de efeitos esperados devido à eclosão de crise econômico-financeira. Para tanto, foi analisado o conservadorismo incondicional e o conservadorismo condicional adotado na divulgação de lucros em amostra composta por 459 sociedades por ação de capital aberto listadas na BM&FBovespa durante o período de 2003 a 2012. Na análise da existência do conservadorismo incondicional foi utilizado o teste de diferenças de média de Mann-Whitney na medida preço/patrimônio liquido, enquanto no teste da presença de conservadorismo condicional utilizou-se análise de regressão estimada por meio de efeitos aleatórios, baseada no Modelo de Basu (1997). A hipótese de pesquisa, de adoção de conservadorismo, não pôde ser aceita; contudo, constataram-se sinais significantes de adoção de conservadorismo
incondicional, pela relação market-to-book no período posterior à crise, indicando que tais decisões de reconhecimento de perdas esperadas não se condicionam a más notícias específicas, ou a um momento que caracterize o início ou ápice da crise.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.