Contribuições da pós-graduação stricto sensu para o aprendizado da docência de professores de contabilidade

  • Marcelo Marchine Ferreira UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão
  • Cristina Hillen UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão
Palavras-chave: Ensino superior, Docência no ensino superior, Docência em Ciências Contábeis, Formação de professores de Ciências Contábeis, Ensino de contabilidade,

Resumo

Inserida no campo da Docência no Ensino Superior, esta investigação teve por objetivo compreender quais contribuições mestrados e doutorados forneceram para professores-contadores universitários em termos de aprendizado dos saberes necessários para o exercício profissional da docência. A revisão de literatura abordou questões relativas à formação e desenvolvimento profissional de professores do ensino superior, aos saberes docentes na perspectiva de Tardif (2012), à formação para pesquisa e para o ensino e ao papel da pós-graduação stricto sensu na formação do professor de contabilidade, resgatando resultados de pesquisas já realizadas no âmbito da contabilidade. Metodologicamente a investigação teve orientação qualitativa como estratégia geral. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a 12 professores dos cursos de Ciências Contábeis de uma universidade pública estadual. As análises foram realizadas fundamentando-se na Análise Textual Discursiva, método que se situa entre a Análise de Conteúdo e a Análise do Discurso. Como principal resultado, apurou-se que a percepção que têm sobre contribuição da pós-graduação para seus processos formativos docentes está relacionada mais com aprendizagem e atualização de conteúdos disciplinares específicos do que com o aprendizado de outros saberes necessários ao exercício docente. Percepção essa que se alinha a resultados de estudos sobre cursos de stricto sensu e aprendizagem da docência. Sobre os demais saberes profissionais docentes, há ausência nos discursos dos investigados sobre terem tido algum contato formal com eles (em disciplinas ou estágios docentes) no decurso da realização dos seus mestrados e doutorados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Marchine Ferreira, UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão
Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (1999), é Mestre em Admnistração com ênfase em Gestão de Negócios pela Universidade Estadual de Maringá (2004) e é Doutor (2015) em Educação pela UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professor em regime de dedicação exclusiva na UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná Campus de Campo Mourão/FECILCAM. Atua no ensino de graduação e pós-graduação. Na graduação, é professor do curso de Ciências Contábeis, orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso, de Iniciação Científica e desenvolve pesquisas principalmente no campo da Educação em Contabilidade. Na pós-graduação atua principalmente em disciplinas gerenciais como Controladoria e Jogos de Negócios e também em Metodologia da Pesquisa. Tem experiência na área de Administração e de Ciências Contábeis. Seus temas de interesse são: educação e contabilidade, teoria e pensamento sistêmico, gestão da informação e do conhecimento, controladoria e contabilidade gerencial.
Cristina Hillen, UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão
Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (1999), é Mestre em Admnistração com pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Atualmente é professora em regime de dedicação exclusiva na UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná Campus de Campo Mourão/FECILCAM.
Publicado
2016-01-28
Como Citar
Ferreira, M. M., & Hillen, C. (2016). Contribuições da pós-graduação stricto sensu para o aprendizado da docência de professores de contabilidade. Enfoque: Reflexão Contábil, 34(3), 125-143. https://doi.org/10.4025/enfoque.v34i3.29031
Seção
Artigos Originais