Contribuições da pós-graduação stricto sensu para o aprendizado da docência de professores de contabilidade
Resumo
Inserida no campo da Docência no Ensino Superior, esta investigação teve por objetivo compreender quais contribuições mestrados e doutorados forneceram para professores-contadores universitários em termos de aprendizado dos saberes necessários para o exercício profissional da docência. A revisão de literatura abordou questões relativas à formação e desenvolvimento profissional de professores do ensino superior, aos saberes docentes na perspectiva de Tardif (2012), à formação para pesquisa e para o ensino e ao papel da pós-graduação stricto sensu na formação do professor de contabilidade, resgatando resultados de pesquisas já realizadas no âmbito da contabilidade. Metodologicamente a investigação teve orientação qualitativa como estratégia geral. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a 12 professores dos cursos de Ciências Contábeis de uma universidade pública estadual. As análises foram realizadas fundamentando-se na Análise Textual Discursiva, método que se situa entre a Análise de Conteúdo e a Análise do Discurso. Como principal resultado, apurou-se que a percepção que têm sobre contribuição da pós-graduação para seus processos formativos docentes está relacionada mais com aprendizagem e atualização de conteúdos disciplinares específicos do que com o aprendizado de outros saberes necessários ao exercício docente. Percepção essa que se alinha a resultados de estudos sobre cursos de stricto sensu e aprendizagem da docência. Sobre os demais saberes profissionais docentes, há ausência nos discursos dos investigados sobre terem tido algum contato formal com eles (em disciplinas ou estágios docentes) no decurso da realização dos seus mestrados e doutorados.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.