Análise das diferentes abordagens do conceito de Custo Total para o Consumidor: um ensaio teórico

  • Júlio Orestes da Silva Universidade Federal de Goiás
  • Taísa Abade Universidade de São Paulo
  • Lara Cristina Francisco de Almeida Fehr Universidade Federal de Uberlândia
  • Márcio Luiz Borinelli Universidade de São Paulo
  • Welington Rocha Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Custo Total para o Consumidor. Fornecedor. Cliente. Consumidor Final.

Resumo

Custo Total para o Consumidor (CTC) é um dos conceitos da Gestão Estratégica de Custos (GEC) que consiste em reconhecer e mensurar os custos de um produto desde a compra até o descarte, incluindo produtos complementares necessários ao funcionamento do produto principal. Neste sentido, este estudo tem como objetivo identificar, analisar e interpretar as características e peculiaridades das diferentes abordagens do CTC. Trata-se de um ensaio teórico com base em revisão de literatura sobre o tema, seguida de análise e discussão dos conceitos abordados, para propor uma definição de CTC. A análise crítica dos estudos demonstrou a existência de três abordagens, com base em três usuários distintos: fornecedor, cliente e consumidor. Esta diferenciação permitiu inferir que, apesar da aplicação do mesmo conceito, os diferentes usuários têm objetivos diversos, acesso a informação de forma, qualidade e quantidade diferentes. Com isso, torna-se evidente a importância dessa diferenciação e as oportunidades de desenvolvimento de estudos em relação a todas as abordagens. Com base nos achados do estudo, foram levantados fatores condicionantes para a adoção do CTC, bem como os fatores críticos de sucesso. Outra contribuição do estudo foi a identificação de lacunas e sugestões de futuras pesquisas que contribuam para a evolução do tema.

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Biografia do Autor

Júlio Orestes da Silva, Universidade Federal de Goiás
Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP.
Taísa Abade, Universidade de São Paulo
Graduada em Ciências Contábeis pela FEA/USP.
Lara Cristina Francisco de Almeida Fehr, Universidade Federal de Uberlândia
Mestre em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Uberlândia; Doutoranda em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP.
Márcio Luiz Borinelli, Universidade de São Paulo
Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP.
Welington Rocha, Universidade de São Paulo
Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP.
Publicado
2016-01-29
Como Citar
Silva, J. O. da, Abade, T., Fehr, L. C. F. de A., Borinelli, M. L., & Rocha, W. (2016). Análise das diferentes abordagens do conceito de Custo Total para o Consumidor: um ensaio teórico. Enfoque: Reflexão Contábil, 34(3), 145-158. https://doi.org/10.4025/enfoque.v34i3.29598
Seção
Artigos Originais