<b>Identificando o endividamento dos estados brasileiros: uma proposta através de análise discriminante</b> - doi: 10.4025/enfoque.v25i1.3504
Resumo
O endividamento dos Estados Brasileiros, oriundo da crise externa do início dos anos 80 e até hoje sem uma solução satisfatória, é uma questão central do processo de ajuste do setor público. O esforço de redução da dívida culminou com a implantação da LRF, cujo objetivo, entre outros, é o controle do endividamento. Mas, quando se estuda o endividamento depara-se com várias formas ou fórmulas para calculá-lo, onde cada autor procura demonstrar o endividamento de uma forma própria, de uma maneira que segundo sua justificativa melhor o represente, mas todos de forma diferente. Neste contexto, o objetivo deste artigo é propor uma função que melhor represente a situação do endividamento dos Estados Brasileiros. Para cumprir o objetivo foram selecionados nove indicadores de endividamento, calculados para o período de 2001 a 2003. Em seguida, aplicou-se a técnica estatística Análise Discriminante. Considerando os resultados, depois que os pressupostos foram atendidos, concluiu-se que as variáveis que melhor representam a situação de endividamento dos Estados Brasileiros formam a seguinte função: Z = -5,426 + 0,467 (DC/RCL) – 0,174 [(PF – AF) / RC] + 0,210 (DT/RO). Dessa forma, demonstra-se que o endividamento não se explica por um único indicador, é necessário um conjunto de indicadores reunidos estatisticamente.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.