Percepção dos docentes de contabilidade perante as alterações do patrimônio líquido

  • Alexandre Gonzales Faculdade Fipecafi e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.
  • Ariovaldo dos Santos Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Resumo

A contabilidade brasileira vem passando por mudanças no sentido de convergir suas normas às internacionais. Parte das mudanças normativas relacionadas à contabilidade afetou o patrimônio líquido das empresas, por meio da criação de contas ou de reclassificação de valores do patrimônio líquido e de outros elementos das demonstrações contábeis. O presente trabalho objetivou esclarecer questões relacionadas ao entendimento dos docentes de contabilidade sobre tais mudanças. O estudo elaborado foi caracterizado como descritivo, sendo uma pesquisa ex post facto, documental e de campo, e se utilizou de questionário para coletar informações junto ao público alvo, formado por professores de contabilidade em 1.115 cursos de bacharelado em Ciências Contábeis. No questionário foram apresentadas afirmativas, que os respondentes indicaram o grau de concordância com cada uma delas. Em seis das afirmativas houve uma tendência bem definida no comportamento das respostas, e deixou de haver uma tendência predominante na resposta ao se abordar a percepção sobre o impacto das mudanças em empresas de setores distintos. Essa heterogeneidade nas respostas se acentuou ao analisar as respostas segmentadas por titulação dos professores respondentes.

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Biografia do Autor

Alexandre Gonzales, Faculdade Fipecafi e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.
Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP.
Ariovaldo dos Santos, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Livre-docente em Contabilidade pela USP.

Professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Publicado
2018-06-22
Como Citar
Gonzales, A., & Santos, A. dos. (2018). Percepção dos docentes de contabilidade perante as alterações do patrimônio líquido. Enfoque: Reflexão Contábil, 37(2), 67-87. https://doi.org/10.4025/enfoque.v37i2.35461
Seção
Artigos Originais