<b>Sistema de informação contábil e a sua importância para o controle dos bens permanentes do setor público</b> - doi: 10.4025/enfoque.v25i1.3573
Résumé
Desde os primórdios da humanidade a comunicação sempre ocupou um lugar de destaque no relacionamento entre as pessoas. O seu aperfeiçoamento, bem como a sua dinâmica social deu-se por intermédio da evolução lingüística e das inúmeras ferramentas tecnológicas postas à disposição do homem e por ele criadas. É possível visualizar que os avanços tecnológicos persistem até hoje e, conseqüentemente, precisam ser analisados quanto à sua aplicação nos controles contábeis e gerenciais das diversas instituições empresariais e/ou governamentais a fim de garantir maior eficiência e eficácia aos seus atos administrativos e operacionais. Em países com regime democrático, a sociedade tem buscado de forma efetiva e participativa maior transparência das diversas ações que têm guiado os gestores públicos no que diz respeito às destinações dos recursos públicos. Essa postura evidencia, claramente, que as pessoas – enquanto elemento dinâmico do regime democrático, estão dispostas a cuidar do ‘seu’ patrimônio, ou seja, dos recursos que disponibilizam, em forma de pagamento dos tributos, ao engrandecimento do tesouro público. Devido a esse cenário dinâmico e de relacionamento com as ferramentas tecnológicas, entende-se que os sistemas de informações são extremamente úteis à administração pública por dispor de elementos facilitadores ao planejamento, controle e resultado na prestação de contas da sua gestão com a sociedade.Anecessidade para aplicar um sistema de informação aos órgãos públicos, como forma de viabilizar os seus controles e garantir mais segurança, é justificada pela modernização e melhoria na gestão administrativa, financeira, tributária e patrimonial, proporcionando, ainda, melhorias na arrecadação e no controle com os gastos públicos. Portanto, o presente artigo tem como objetivo conceituar os principais aspectos relacionados aos sistemas de informações contábeis e gerenciais, por meio de uma revisão bibliográfica, contribuindo aos gestores públicos, profissionais e acadêmicos da área contábil um melhor entendimento e controle dos bens permanentes do setor públicoTéléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.