Determinantes da estrutura de capital nas ofertas primárias iniciais de ações no Brasil: uma análise com dados em painel
Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar os fatores determinantes da estrutura de capital, estudando a relação entre níveis de endividamento e fatores elencados pela literatura, nas instituições que realizaram oferta pública primária inicial de ações. Como metodologia, foi utilizada a técnica de regressão através da análise de dados em painel, com a intenção de avaliar e quantificar a relação entre os índices elencados e as teorias de Pecking Order, Trade Off e Teoria de Agência. Visando uma melhor interpretação dos resultados, a aplicação econométrica trabalhou com dois grupos: i. empresas que realizaram oferta pública inicial de ações no período entre os anos 2004 e 2014; ii. 100 maiores empresas em 2004, já operantes na BMF&BOVESPA, segundo índice IBrX. Pode-se comprovar que alguns determinantes (Liquidez, Market to Book, Crescimento) apresentaram os resultados esperados pela teoria, enquanto outros (Tangibilidade, Risco, Tamanho) contrariaram os pressupostos teóricos elencados (Pecking Order, Trade Off e Teoria de Agência). Além disso, os resultados encontrados demonstram um maior grau de maturidade (em relação a liquidez) nas empresas já pertencentes à bolsa de valores, além de uma significativa aderência a teoria de Pecking Order em relação ao índice de Rentabilidade das empresas entrantes na BMF&BOVESPA, dentre outros achados amparados pela teoria empírica.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.