Criação de valor: um estudo com foco na concessão de subvenção governamental
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar se existe relação entre o recebimento de subvenção governamental (SUB) com a distribuição de dividendos (Payout-PO) e/ou com a geração de valor por meio do Fluxo de Caixa Livre para o Acionista (FCFE). A amostra compreende as empresas, não financeiras, pertencentes ao IBRX100, no período de 2012 a 2016. Foram empregadas as técnicas estatísticas de descrição, diferença de médias e regressão logística. Os resultados revelam que houve um aumento no montante distribuído subvenções de, aproximadamente, 300%. Em relação ao PO foi verificado que não houve vantagem significativa a favor das empresas que recebem subvenções em relação as que não recebem. Já em relação ao FCFE, infere-se que as subvenções estão contribuindo para a criação de valor para o acionista nesse quesito. Os resultados da regressão logística indicaram haver relação entre a variável dependente, o recebimento de SUB, com a variável independente tamanho. Ademais, a variável ROE também foi significante.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.