Relação entre a especialização da Firma de Auditoria e Audit Delay
Resumo
O atraso na divulgação do relatório dos auditores independentes (audit delay) é o período entre a data do fechamento do ano fiscal da empresa e a data do relatório dos auditores independentes, que pode ser mais tempestivo ou mais tardio. Evidências apontam que, caso a firma de auditoria responsável pelo relatório seja especializada no setor do cliente, a emissão da opinião pode ser realizada de forma mais tempestiva. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre a especialização da firma de auditoria e o audit delay. A população da pesquisa compreende as empresas listadas na BM&FBovespa e a amostra corresponde à 426 empresas com dados disponíveis, no período de 2010 a 2015. Utilizou-se a estatística descritiva, o cálculo da especialização da firma, o teste t para comparação de médias, correlação de Pearson e Regressão Linear. Os resultados indicam uma relação negativa e significativa da especialização da firma e o audit delay, indicando que quando a empresa de auditoria é especialista no setor o audit delay é menor. Encontra-se ainda que as empresas especialistas são em suma BIG4, que os setores ‘Financeiro e Outros’ e ‘Tecnologia e Telecomunicação’ foram os com menores valores para o audit delay e os setores com maiores valores para a mesma variável foram os de ‘Consumo Cíclico’, ‘Petróleo, Gás e Biocombustível’ e ‘Saúde’. O estudo contribuí com a literatura ao analisar dois temas pouco aprofundados nacionalmente, destacando assim a relação entre a especialização da firma de auditoria e o audit delay.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.