O impacto da escolha contábil dos dividendos no valor das empresas: Evidencias iniciais
Resumo
O tema “valor” sempre chama atenção para discussões porque seu conceito está atrelado a uma alta subjetividade (PEDRO, 2014). Existem muitos modelos que tentam fazer chegar ao valor de um ativo ou uma empresa, que além de lidar com a subjetividade do termo, também precisam lidar com diversas projeções. O estudo analisou se existe um impacto no valor, calculado pelo método do fluxo de caixa descontado, decorrente da escolha contábil do dividendo. Usou-se a abordagem do fluxo de caixa da empresa, à qual é sofre efeito do capital de giro. Não há um consenso se os dividendos (recebidos e pagos) compõem esse cálculo, bem como sua classificação na Demonstração do Fluxo de Caixa. A amostra foi de 80 empresas do Novo Mercado da B3 entre os anos de 2011 e 2015. A partir de testes de diferenças de médias e de sinais, os resultados confirmaram o que era previsto: o dividendo afeta significativamente no valor de uma empresa.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.