Influência das prioridades estratégicas na adoção de ferramentas de controle gerencial e no desempenho: um estudo empírico em empresas industriais paranaenses
Resumo
O objetivo deste estudo é investigar a influência das prioridades estratégicas na adoção de ferramentas de controle gerencial e no desempenho de empresas industriais paranaenses. Como suporte à análise dos dados foi desenvolvida uma revisão de literatura versando sobre prioridades estratégicas, essencialmente consubstanciadas em Porter (1989), estudos sobre estratégia organizacional e ferramentas de controle gerencial. Para uma amostra válida de 149 empresas cadastradas na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), os dados foram obtidos por meio de questionário (Apêndice) estruturado cujas questões buscaram captar as prioridades estratégicas e foram elaboradas em escala de 1 a 10 pontos, e sua análise foi desenvolvida por meio de regressão logística. Pela análise dos resultados foi possível perceber a importância das prioridades estratégicas para o gerenciamento das empresas e verificou-se que tanto a prioridade estratégica de diferenciação como a de custo, tiveram influências no desempenho das empresas. As prioridades estratégicas de diferenciação demonstraram influência no uso de três ferramentas de controle gerencial: o orçamento, a análise custo/volume/lucro e o balanced scorecard. A prioridade estratégica de liderança de custo demonstrou influência em duas ferramentas: gestão ABM e a análise de medidas econômicas de desempenho.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.