Hipocrisia organizada e fachada organizacional nos relatórios de sustentabilidade corporativa
Resumo
O discurso da sustentabilidade está se tornando onipresente em reuniões de negócios de alto nível e cúpulas de líderes globais. Ainda assim, uma lacuna significativa persiste entre o discurso da sustentabilidade empresarial e a prática. Numa tentativa de avançar na compreensão sobre os Relatórios de Sustentabilidade Corporativa, propõe-se a utilização de uma visão teórica mais matizada, através das lentes da Hipocrisia Organizada e Fachadas Organizacionais. Dessa forma, pressupõe-se que as pressões sociais e institucionais exigem que as organizações se envolvam em Hipocrisia Organizada e desenvolvam Fachadas Organizacionais, limitando seriamente as perspectivas de divulgações reais dos relatórios de sustentabilidade. Para ilustrar este fato, este estudo teve como objetivo analisar a influência das pressões sociais e institucionais sobre o conteúdo das divulgações de sustentabilidade no que se refere à coerência entre o discurso e a ação da empresa Samarco. Os achados mostram que, o caso do rompimento da barragem do Fundão, evidencia a necessidade de agregar ao modelo de negócios das empresas aspectos reais relacionados à sustentabilidade e a gestão de riscos. Entender os impactos que a atividade econômica das organizações pode causar à sociedade, meio ambiente e economia deve ser prioridade na tomada de decisão, de modo que os riscos mapeados sejam totalmente inseridos e mitigados, a fim de prevenir externalidades negativas inerentes ao negócio.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.