Celulares a postos? Estudo sobre a percepção de alunos de ciências contábeis acerca do sistema de resposta de audiência (SRA)
Resumo
O Sistema de Resposta da Audiência (SRA) é uma tecnologia educacional que promove atividades de quiz. Sua utilização visa promover mais participação e motivação discente, podendo ser considerada por professores de contabilidade. Desta forma, este estudo objetiva analisar as percepções dos alunos de Ciências Contábeis acerca dos modelos Plickers e Kahoot!.O estudo é caracterizado como pesquisa de surveye foi desenvolvido em uma instituição de ensino superior localizada no Paraná durante o 3º e 4º bimestre de 2017 com três turmas (n = 68). Para a coleta dos dados, foram aplicados, in loco, questionários ao final do período da pesquisa para obter informações sócio demográficas e a percepção discente sobre o uso do SRAs. As estatísticas descritivas indicaram que os SRAs fornecem feedback rapidamente, tornam as aulas divertidas e criam maior interatividade em sala de aula. Os testes pareados de Wilcoxon apontaram que, de forma geral, os alunos preferem o modelo Kahoot! ao Plickers. Dentre os modelos Kahoot!, Plickers e às Questões Impressas em Papel para atividade de quiz, as estatísticas descritivas sustentaram que os estudantes preferiram o primeiro. Além disso, os testes de proporção apontaram que há diferença significativa de preferência entre alunos mais jovens e mais velhos. As evidências fornecem suporte à ideia de que o emprego de tecnologias é percebido positivamente pelos alunos. Destacam-se as seguintes implicações: (i) reforça-se que os SRAs podem trazer benefícios ao processo de ensino-aprendizagem; (ii) os achados podem ajudar professores e instituições a tomarem decisões sobre qual modelo de SRA adotar.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.