Processo orçamentário em clubes de futebol
Resumo
O objetivo do estudo foi descrever o processo orçamentário utilizado em três clubes de futebol. A investigação se caracterizou como descritiva, realizada por meio de um estudo de multicasos, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um roteiro de perguntas encaminhado para o responsável pelo processo orçamentário e documentos dos clubes disponibilizados em suas mídias sociais. Como resultado, os achados indicam que a adoção do orçamento não tem sido motivada internamente pelos clubes, mas pela Confederação Brasileira de Futebol. Esse fator pode ser prejudicial para o alcance da eficiência na execução do orçamento. Constatou-se, também, de acordo com as proposições do estudo, que o orçamento não é vinculado a um sistema de recompensa por parte dos responsáveis pela consecução das metas, que são revisadas periodicamente em todos os clubes pesquisados. Além disso, um fator importante observado é que os clubes que estabeleceram a possibilidade de revisão das metas, inseriram um limite de variação das receitas e despesas, fator que impossibilita mudanças significativas no orçamento. A contribuição deste estudo versa em discutir o papel do processo orçamentário em clubes de futebol, no qual a profissionalização é importante à medida que recursos públicos são direcionados para subsidiar o equilíbrio financeiro. Neste contexto, uma gestão financeira eficiente perpassa pela elaboração, execução e avaliação orçamentária, o que pode ocasionar o alcance dos diversos propósitos do orçamento.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.