Uma revisão sistemática sobre teleconferências de resultados como meio de divulgação voluntária no mercado de capitais
Resumo
Este artigo fornece uma visão geral da literatura de pesquisa sobre as teleconferências de resultados como um meio de divulgação voluntária. A revisão sistemática abarca a pesquisa, a estruturação e a sintetização dos estudos empíricos que utilizaram termos como tone; conference calls; disclosure; analysts; managers e voluntary, para avaliar o desenvolvimento recente. Os tópicos de destaque incluem a revisão das principais óticas de análise sobre as teleconferências de resultados e os principais tipos de pesquisa que usam esse objeto de estudo. Na literatura sobre teleconferências de resultados, são apontadas abordagens empíricas tanto qualitativas como quantitativas. Além disso, há estudos sobre gerenciamento de resultados, assimetria da informação e reação do mercado, que abrangem a divulgação voluntária. Dentre os resultados de pesquisa, cabe destacar a disseminação de artigos que medem a variável tom, com a utilização predominante do dicionário de Loughran e McDonald (2011). Como a abordagem para reação do mercado utiliza-se o Cumulative Abnormal Return (CAR), que é focada principalmente em examinar a influência do tom transcrito nas teleconferências de resultados sobre a reação do mercado acionário.
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