<b>Gerenciamento de preços em empresas de pequeno porte por meio do custeio variável e do método de Monte Carlo</b> - doi: 10.4025/enfoque.v26i3.4872
Resumo
Entre as estratégias relacionadas à gestão de custos, encontram-se as relativas à formação de preços de venda, que são fundamentais para o sucesso da empresa no mercado em que atua. Em virtude disto, este artigo tem por objetivo identificar e discutir alguns modelos de precificação existentes, bem como aplicar um modelo de precificação que apresente desdobramentos e características de forma que as variações se relacionem com os objetivos de vendas e lucro determinados pela empresa. Assim, apresenta-se neste estudo o sistema de custeio variável no processo de formação de preços de venda em uma empresa do setor supermercadista situada na Grande Vitória. Considerou-se no método de precificação a utilização do conceito Precificação de Custo Adicionado que funciona como um facilitador na precificação das mercadorias por intermédio do custeio variável para empresas que trabalham com muitos itens em seus estoques e não possuem um sistema de alocação de custos adequado. Considerando que o processo de formação de preços se baseia em estimativas de resultados futuros, como o volume de demanda, incluiu-se no estudo realizado o fator risco. A inclusão do risco se faz presente no processo de simulação por meio do Método de Monte Carlo, possibilitando gerar uma distribuição de probabilidade para a margem padrão média e analisar a sensibilidade desta em relação à estrutura de custos. A análise de sensibilidade também proporciona a formulação de estratégias para redução de custos e identifica as variáveis que mais influenciam o preço de venda formado pela metodologia do custeio variável como desenvolvido no presente trabalho.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.