O O efeito do Guidance na Relevância da Informação Contábil no Brasil
Resumo
Este estudo investiga a influência da divulgação de guidance na relevância da informação contábil de empresas listadas na B3. Para medir a relevância informacional dos números contábeis divulgados, foram utilizadas as métricas de coeficiente de resposta ao lucro e de value relevance (VR). Na amostra de 170 companhias não financeiras listadas na B3, entre 2010 a 2016, cerca de 30% delas divulgaram o guidance em seus Formulários de Referência. Os resultados indicam que o guidance, apesar de ser significativo para explicar o retorno corrente anual, não possui relação com o coeficiente de resposta ao lucro. A análise de VR mostra que o guidance aumenta a relevância do patrimônio líquido. Os resultados contribuem para mostrar a investidores, analistas e acionistas a importância das informações financeiras prospectivas divulgadas no guidance para a avaliação das companhias, entre outras tomadas de decisão. Este estudo amplia as evidências anteriores sobre a divulgação do guidance no mercado de capitais.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.