<b>Estratégias em pequenas e médias empresas-PEMS: uma simulação para a previsão da necessidade de capital de giro em uma PME do setor moveleiro</b> - doi: 10.4025/enfoque.v27i2.5121
Resumo
As condições macroeconômicas do país e a crescente competição entre as empresas fazem com que aumente a necessidade de planejamento financeiro, principalmente nas pequenas e médias empresas (PMEs) em fase inicial ou com projeção de aumento no volume dos negócios. O objetivo deste trabalho é propor uma ferramenta para calcular a previsão da necessidade de capital de giro das PMEs, utilizando o modelo de entrada-saída para projeção das demonstrações financeiras, que são fontes de informações para seu cálculo. O referencial teórico do estudo é o modelo Fleuriet de análise financeira que aborda o cálculo da necessidade de capital de giro. Como método de pesquisa, estruturou-se um estudo de caso em uma pequena empresa industrial. Elaborou-se um modelo (adaptado do modelo de Leontief) que possibilita considerar alterações no volume de negócios, níveis de estoques, prazos de clientes e fornecedores e outras contas operacionais, para o cálculo de previsão da necessidade de capital de giro.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.