Os efeitos das decisões de estrutura de capital e investimento no desempenho financeiro empresarial
Resumo
Os estudos empíricos na área de finanças corporativas têm analisado as decisões de investimento e endividamento e os efeitos dessas decisões no desempenho financeiro de forma segregada, cujos resultados revelam efeitos contraditórios das variáveis utilizadas em cada uma dessas decisões. A partir disso, este estudo tem como objetivo analisar de forma agregada os fatores determinantes das decisões de investimento e endividamento das empresas brasileiras e os reflexos no desempenho financeiro entre 1999 a 2018, a partir da combinação de duas bases privadas. Essas bases foram combinadas, totalizando uma média de 1.340 empresas em cada um dos anos, no total de 20 anos, sendo possível realizar uma intersecção com informações de 737 empresas em todo o período. A análise ocorreu através do modelo de regressão com dados em painel, por meio de três modelos empíricos, uma para cada dimensão (investimento, endividamento e desempenho financeiro). Os resultados dessa pesquisa evidenciam que há interdependência entre as decisões, em que a variação da receita e o Retorno sobre o Investimento podem exercer impactos distintos nas decisões de investimento e endividamento. Além disso, as variáveis sobre decisões de investimento e endividamento exercem influência signifi cativa mútua, em que o crescimento do ativo está relacionado com a redução do endividamento, sinalizando para maior preferência por capital próprio. Diante disso, esse estudo demonstra a necessidade de uma maior discussão sobre essas duas principais decisões financeiras de forma integrada, inclusive para avaliação no desempenho das empresas.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.