Relação entre custos e variáveis de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Santa Catarina
Résumé
Este estudo analisa a relação entre custos e variáveis de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Santa Catarina, no período de 1999 a 2018. Os dados foram coletados em relatórios, sites oficiais ou solicitados diretamente aos setores responsáveis, e analisados por meio de técnicas de estatística descritiva, verificação de frequências e correlação de Pearson. Os resultados indicam que a maioria das variáveis se correlaciona positivamente com o total do orçamento executado. A análise segregada aponta comportamento similar para os valores com pessoal, encargos e benefícios sociais e de custeio, visto que representam, conjuntamente, 97,3% do total. Assim, enquanto houve crescimento progressivo desses custos ao longo dos 20 anos, as variáveis que caracterizam atividades de ensino, pesquisa e extensão também se elevaram. As exceções são números de alunos de educação básica, de cursos de especialização e de atendimentos no Hospital Universitário, cuja correlação negativa e análise gráfica indicam atividades decrescentes e custos crescentes, enquanto que para as variáveis produção científica, orientação e internação no Hospital Universitário a correlação não apresentou significância estatística com nenhum tipo de gasto. Além dessas, para as despesas de capital existem outras variáveis não significativas, o que pode decorrer da sua essência em termos de valores atribuídos (estrutura e custos fixos). Por fim, o estudo expande o entendimento quanto às atividades universitárias e os gastos necessários para a sua realização, bem como fornece insights para a tomada de decisão com informações monetárias sobre sua evolução temporal e comportamento diante de diferentes situações, o que coíbe considerações simplistas do tema.
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