Do majority shareholder control deviation results in financial constraints?

Resumo

Objetivo: este estudo tem como objetivo analisar como o risco moral do acionista majoritário acarreta restrição financeira para as empresas brasileiras listadas no Brasil, Bolsa e Balcão (B3).
Método: foi utilizado o Método dos mínimos quadrados ordinários para comparar a sensibilidade do caixa ao fluxo de caixa de empresas que possuem altos desvios de controle, apresentando alto risco moral (restrições), com empresas que possuem baixos desvios de controle, apresentando baixo risco moral (sem restrições).
Originalidade/Relevância: A originalidade da pesquisa reside na evidência de que o desvio de controle acionário pode ser entendido como uma fonte de restrição de crédito colocando em xeque uma fonte particular e idiossincrática em mercados emergentes como o Brasil.
Resultados: nosso primeiro resultado evidenciou que, em termos históricos, o desvio de controle decaiu significativamente. Por outro lado, os resultados revelam que o risco moral do acionista majoritário, representado pelo desvio de controle, induz restrições financeiras das empresas brasileiras listadas na B3.
Contribuições teóricas/metodológicas/práticas: a principal implicação da pesquisa é revelar fontes de crédito idiossincráticas no Brasil, uma vez que o desvio de controle do acionista majoritário (MSCD) reflete a fraca proteção legal para acionistas minoritários e credores (direito civil). Esta pesquisa auxilia investidores de mercado de capitais em países com proteção legal fraca a escolher

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Bernardi Sonza, UFSM

Doutor em Finanças
Professor Titular de Administração da UFSM

Alberto Granzotto, UFSM

Doutor em Finanças PPGA/UFSM

Referências

-
Publicado
2025-01-13
Como Citar
Bernardi Sonza, I., & Granzotto, A. (2025). Do majority shareholder control deviation results in financial constraints?. Enfoque: Reflexão Contábil, 44(1), 1-19. https://doi.org/10.4025/enfoque.v44i1.64485
Seção
Artigos Originais