Do majority shareholder control deviation results in financial constraints?
Resumo
Objetivo: este estudo tem como objetivo analisar como o risco moral do acionista majoritário acarreta restrição financeira para as empresas brasileiras listadas no Brasil, Bolsa e Balcão (B3).
Método: foi utilizado o Método dos mínimos quadrados ordinários para comparar a sensibilidade do caixa ao fluxo de caixa de empresas que possuem altos desvios de controle, apresentando alto risco moral (restrições), com empresas que possuem baixos desvios de controle, apresentando baixo risco moral (sem restrições).
Originalidade/Relevância: A originalidade da pesquisa reside na evidência de que o desvio de controle acionário pode ser entendido como uma fonte de restrição de crédito colocando em xeque uma fonte particular e idiossincrática em mercados emergentes como o Brasil.
Resultados: nosso primeiro resultado evidenciou que, em termos históricos, o desvio de controle decaiu significativamente. Por outro lado, os resultados revelam que o risco moral do acionista majoritário, representado pelo desvio de controle, induz restrições financeiras das empresas brasileiras listadas na B3.
Contribuições teóricas/metodológicas/práticas: a principal implicação da pesquisa é revelar fontes de crédito idiossincráticas no Brasil, uma vez que o desvio de controle do acionista majoritário (MSCD) reflete a fraca proteção legal para acionistas minoritários e credores (direito civil). Esta pesquisa auxilia investidores de mercado de capitais em países com proteção legal fraca a escolher
Downloads
Referências
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.