<b>Custos de produção sob a ótica contábil e econômica</b> - doi: 10.4025/enfoque.v28i1.8251
Resumo
Dentro da gama de informações necessárias à gestão das empresas, uma merece destaque pela sua importância, a que se refere ao custo de produção. Tão importante que é objeto de estudo de mais de uma área de conhecimento. Podem-se encontrar estudos e conceitos relativos a custos nas literaturas contábil e econômica. Cada qual, dentro de seu foco e objetivo, procura explicar os fenômenos que envolvem os custos de produção, através de pesquisas desenvolvidas para tal finalidade. Este trabalho tem por objetivo fazer um paralelo entre alguns conceitos, usados para análise de custos em curto prazo, desenvolvidos pela Contabilidade e pela Economia. Ficou caracterizado que existe relação em alguns pontos analisados, como o uso do custeio variável e, também diferenças, como a não utilização do custo marginal pela Contabilidade. Frequentemente, as divergências ocorrem devido ao enfoque de ambas, cada qual com objetivos e finalidades diferentes e, além disso, nem sempre as duas têm o mesmo aprofundamento em determinadas questões. Com efeito, é de suma importância a troca de informações entre ciências que, em algum momento, estudam o mesmo objeto, pois uma pode complementar a outra, mesmo tendo focos diferentes em suas análises. É interessante ao desenvolvimento da Contabilidade de Custos que destine maior importância aos estudos econômicos sobre custos de forma a aproveitá-los em suas análises, enriquecendo as informações que serão repassadas aos seus usuários.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.