<b>Análise das informações que compõem os relatórios da administração segundo a ótica do Parecer de Orientação da CVM</b> - doi: 10.4025/enfoque.v28i3.8333
Resumo
A legislação que regulamenta a confecção do Relatório da Administração não exige um padrão de elaboração, tal fato proporciona flexibilidade ao produzir o Relatório, de maneira que sejam expostas de forma narrativa as ações das Companhias. A partir do exposto este estudo tem por objetivo identificar, a partir da análise dos Relatórios da Administração pesquisados, se os elementos qualitativos apresentados atendem aos requisitos propostos pelo Parecer de Orientação nº 15/1987, da Comissão de Valores Mobiliários e pela Lei nº 6.404/76, bem como, se a linguagem utilizada favorece o entendimento das informações dispostas no Relatório da Administração. Este estudo apresenta uma abordagem qualitativa, na qual são analisados os dados constantes dos Relatórios da Administração das 10 (dez) empresas com maior capital social, atuantes do ramo de alimentos, classificados segundo a Bolsa de Valores de São Paulo. Ao se analisar os Relatórios da Administração chegou-se a conclusão de que os mesmos atendem parcialmente às necessidades dos usuários deste demonstrativo, devido à falta de informações, dados incompletos ou imprecisos e por desvirtuarem a utilização do relatório da administração, que em alguns casos foi utilizado como instrumento de marketing para a Companhia, expondo somente dados positivos acerca de suas ações.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.