<b>Q de Tobin e Indicadores Financeiros Tradicionais em Companhias Siderúrgicas com ações na BOVESPA e NYSE</b> - doi: 10.4025/enfoque.v28i3.9516
Resumo
Estudos sobre níveis de investimento e desempenho do setor siderúrgico utilizam basicamente indicadores amparados nas Demonstrações Financeiras, tais como a Margens de Lucro, Retorno sobre o Ativo, Retorno sobre o Patrimônio Líquido e o Índice de Payout. A utilização de modelos de avaliação de investimentos que empregam medidas financeiras com base no mercado, como o q de Tobin, ainda é incipiente na literatura nacional. Assim, o objetivo da pesquisa consiste em comparar o desempenho de companhias siderúrgicas com ações na BOVESPA e NYSE no período de 1997 a 2005, por meio de indicadores econômicos e financeiros e o q de Tobin. O q de Tobin calculado para as empresas cotadas na BOVESPA apresentou-se crescente ao longo do período selecionado. Em relação ao q de Tobin para as empresas cotadas na NYSE, verificou-se que este indicador foi menor que 1,00, demonstrando um desestímulo a novos investimentos. A análise de correlação apontou, de maneira geral, baixa correlação entre o q e os tradicionais indicadores financeiros. Conclui-se que este indicador captura algumas informações não mensuradas pelos tradicionais indicadores financeiros, reforçando o seu potencial para a análise financeira das empresas e para estudos setoriais.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.