A IDENTIDADE CULTURAL NO CONTEXTO DA CARTOGRAFIA ESCOLAR
Resumo
Em um mundo globalizado, faz-se cada vez mais necessário estudar as identidades regionais e locais com o intuito de promover a formação de cidadãos atuantes em todas as escalas espaciais. Nesse contexto, discutimos a relação entre identidade local e representação espacial a partir de produção de textos (escritos e imagéticos) de alunos do ensino fundamental do município de Jaguariaíva, Paraná, Brasil. A produção dos alunos são analisadas mediante os referenciais teóricos que discutem memória, identidade e representação cartográfica. As identidades culturais são tratadas como instância de produção de sentido a respeito dos espaços de vivência. As relações entre ensino formal, em especial o currículo selecionado pela geografia escolar, e os saberes da experiência vivida podem contribuir para o estudo das referências e horizontes espaciais dos moradores das regiões urbanas e rurais. Essa perspectiva é proposta como discussão que visa a contribuir para o avanço das reflexões a respeito da relação entre a cartografia escolar e a produção de sentido de pertencimento a diferentes localidades.