ANÁLISE ESPACIAL E AVALIAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA PARA OS CRIMES VIOLENTOS LETAIS INTENCIONAIS (CVLI) NO ESTADO DE PERNAMBUCO

  • Tamires Pereira Silva

Resumen

Este artigo tem como objetivo fazer uma análise espacial e avaliação da vulnerabilidade socioeconômica para o risco de ocorrência dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em Pernambuco. Para isso, analisamos as variáveis densidade demográfica, taxa de pobreza, coeficiente de Gini, taxa de analfabetismo e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), além de dados referentes a homicídio, latrocínio e lesão corporal seguido de morte, dos anos de 2012, 2013 e 2014, do Estado de Pernambuco. Através do método de Estimador de Densidade de Kernel visualizamos a distribuição espacial e intensidade dos CVLI em Pernambuco, para a análise da vulnerabilidade socioeconômica por munícipio, utilizamos a análise multicritério, método AHP (Analytic Hierarchy Process). Como resultados, verificamos que os CVLI apresentam um forte padrão de concentração espacial principalmente nos municípios da Região Metropolitana do Recife e que as variáveis socioeconômicas escolhidas para este estudo não foram suficientes para explicar juntas a forte presença dos CVLI nessa região, podendo ser nesse sentido, além desses, outros fatores a influenciar esse tipo de crime. Já o Agreste do Estado apresentou alta vulnerabilidade socioeconômica e também presença dos CVLI, levando, assim, a considerarmos as variáveis socioeconômicas como possíveis fatores para a presença de crimes.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Tamires Pereira Silva
Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de Pernambuco (UPE).  Atualmente é mestranda em Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Aplicados ao Ordenamento pela Universidade de Lisboa (UL).
Publicado
2016-08-16
Sección
Artigos