ESTUDO DA RELAÇÃO ESPACIAL EXISTENTE ENTRE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, FLUXO DE AERONAVES E LOCALIZAÇÃO DE AERÓDROMOS NO NOROESTE DO ESTADO DO PARANÁ

  • Aparecido Pires de Moraes Sobrinho
Palavras-chave: Aeródromos, Geografia Economica, Noroeste do Paraná, Transporte aéreo, Fluxo de aeronaves,

Resumo

Na década de 1950, ocorreu a colonização no Paraná. Nesse período, era comum a diretoria das empresas colonizadoras fazerem uso do avião como meio de transporte, considerando a estrutura rodoviária precária existente no Noroeste do Paraná.  No entanto, passados mais de 60 anos, muitas das cidades que possuíam aeródromos, hoje não mais possuem, pois a importância economica e populacional dessas cidades, já não é a mesma. Assim, o estudo propõe, demonstrar que existem relações entre fluxo de aeronaves, localização de aeródromos e o desenvolvimento econômico das cidades inseridas no Noroeste do Paraná. Buscando embasamento teórico, foi realizado um breve levantamento bibliográfico, que fundamenta o estudo demonstrando existir relação entre a economia e o fluxo de aeronaves. Os dados utilizados foram adquiridos junto a órgãos governamentais como IBGE, IPARDES, ANAC e Secretaria de Infraestrutura e Logística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aparecido Pires de Moraes Sobrinho
Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Gestão Pública Municipal pela UEM. Licenciado e Bacharel em Geografia pela UEM. Docente da Secretaria de Educação do Estado do Paraná.
Publicado
2017-03-23
Seção
Artigos