ESTUDO DA RELAÇÃO ESPACIAL EXISTENTE ENTRE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, FLUXO DE AERONAVES E LOCALIZAÇÃO DE AERÓDROMOS NO NOROESTE DO ESTADO DO PARANÁ

  • Aparecido Pires de Moraes Sobrinho

Résumé

Na década de 1950, ocorreu a colonização no Paraná. Nesse período, era comum a diretoria das empresas colonizadoras fazerem uso do avião como meio de transporte, considerando a estrutura rodoviária precária existente no Noroeste do Paraná.  No entanto, passados mais de 60 anos, muitas das cidades que possuíam aeródromos, hoje não mais possuem, pois a importância economica e populacional dessas cidades, já não é a mesma. Assim, o estudo propõe, demonstrar que existem relações entre fluxo de aeronaves, localização de aeródromos e o desenvolvimento econômico das cidades inseridas no Noroeste do Paraná. Buscando embasamento teórico, foi realizado um breve levantamento bibliográfico, que fundamenta o estudo demonstrando existir relação entre a economia e o fluxo de aeronaves. Os dados utilizados foram adquiridos junto a órgãos governamentais como IBGE, IPARDES, ANAC e Secretaria de Infraestrutura e Logística.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Aparecido Pires de Moraes Sobrinho
Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Gestão Pública Municipal pela UEM. Licenciado e Bacharel em Geografia pela UEM. Docente da Secretaria de Educação do Estado do Paraná.
Publiée
2017-03-23
Rubrique
Artigos